s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Publicação da FPA analisa a participação das administrações petistas no IDHM

13 de agosto de 2013 | Notícias

A Fundação Perseu Abramo lança a quarta edição do FPA Comunica, que reúne o conjunto das informações referentes ao Índice do Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), produzido e divulgado recentemente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em apoio do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e FJP (Fundação João Pinheiro).

O estudo, que analisa o desempenho das cidades sob gestões petistas, também busca traçar um comparativo com outros municípios do país. Para isso, a análise traz a contribuição das administrações PTistas no desenvolvimento humano, as diferenças em relação a municípios não administrados pelo PT, além da nova composição do desenvolvimento dos municípios sob a gestão petista.

“Na primeira década do século XXI o índice de desenvolvimento humano (IDHM) cresceu substancialmente no Brasil todo, mas na comparação das prefeituras administradas pelo PT com o conjunto das demais cidades brasileiras, em igual intervalo de tempo, é possível observar um crescimento ainda mais vigoroso no IDHM”, afirma o presidente da FPA, Marcio Pochmann.

Segundo Pochmann, “o estudo mostra que o modo petista de governar tem feito diferença na obtenção de melhorias de vida, que se traduzem em melhores indicadores no IDHM. Parte significativa do melhor desempenho das administrações petistas no IDHM deveu-se a maior expansão nos indicadores educacionais e de rendimento para a população.”

O método adotado foi a identificação dos municípios que tiveram duas gestões petistas sucessivas, entre 2000 e 2010. No total, 228 cidades foram selecionadas, o que corresponde a 34% do total de municípios sob gestão do Partido dos Trabalhadores.

A comparação do IDHM entre os anos de 2000 e 2010 revela que as prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores apresentaram no seu conjunto melhor desempenho, em geral, na evolução do desenvolvimento humano. Seja no IDHM Total, seja no IDHM Educação, seja no IDHM Longevidade, seja no IDHM Renda.

A quarta edição do FPA Comunica contou com a contribuição da equipe de pesquisadores da Fundação Perseu Abramo, responsáveis por estudos e investigações em andamento. A base de dados é proveniente do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios brasileiros.

Para acessar o FPA Comunica IDHM clique aqui.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *