s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Primeira oficina preparatória para a Jornada Nacional Sindical

27 de maio de 2013 | Notícias

No dia 22 de maio, foi realizada a primeira oficina preparatória da Jornada Nacional Sindical. Participaram da atividade diretoria e equipe da Escola Nacional de Formação do PT, representantes da Secretaria Sindical Nacional do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Este primeiro encontro teve como objetivo, de um lado, apresentar as bases metodológicas das Jornadas Nacionais de Formação e, de outro lado, conhecer as expectativas do setorial sindical quanto à preparação de uma atividade de formação política.

Na abertura da oficina, o diretor da Escola, Jorge Coelho ressaltou a importância de cada setorial do PT ter um curso de formação política, principalmente o setorial sindical, cuja secretaria foi criada juntamente com a primeira direção do partido e, portanto, tem uma história entrelaçada à história do próprio PT.

Durante a sua apresentação, Selma Rocha, diretora da ENFPT, reforçou que um dos pressupostos para a realização da Jornada é que ela chegue aos estados e municípios. “A opção por se fazer uma jornada e não um curso é justamente porque, por sua estrutura, a Jornada contribui para a capilarização da formação nos estados e municípios”, defendeu Selma, que completou: “também deve ser uma formação para todos os petistas, e não só para sindicalistas, assim como a Jornada Nacional de Combate ao Racismo, que não foi voltada apenas para os negros e negras do PT”. 

Para subsidiar a preparação da Jornada, o Secretário Sindical Nacional, Angelo D’ Agostini, fez uma breve apresentação histórica e organizativa da secretaria, enquanto o Secretário de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, trouxe informações sobre a Política Nacional de Formação da CUT. Além disso, ambos apontaram temas relevantes a serem tratados nesta jornada, tais como orçamento público, paridade de gênero no setorial sindical e terceirização.

O resultado da oficina foi a elaboração do primeiro esboço da Jornada que, em princípio, terá cinco módulos. A próxima reunião deste Grupo de Trabalho está prevista para o dia 04 de junho e terá como finalidade o refinamento do desenho proposto.

Fotos: Eduardo Utima

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *