s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Infográficos do Projeto de Integração do Rio São Francisco

05 de maio de 2014 | Notícias

O projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte das obras de infraestrutura do Eixo Água e Luz Para Todos, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apenas nos seus primeiros quatro anos, o PAC já ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros e ajudou a gerar um volume recorde de empregos no País. Foram 8,2 milhões de postos de trabalho criados neste período.

O projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional é um empreendimento do governo federal, das gestões do presidente Lula e da presidenta Dilma, que está sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. O projeto tem como objetivo assegurar a oferta de água para 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Inicialmente, o projeto foi dividido em dois eixos: o Norte, que levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o Leste, que beneficiará parte do sertão e as regiões agrestes de Pernambuco e da Paraíba. Esse empreendimento engloba 14 lotes de obras e mais dois canais de aproximação.

O projeto é, hoje, a maior obra de infraestrutura hídrica sendo executada pelo governo federal. O investimento total nessa obra é de R$ 8,2 bilhões, já incluindo o acréscimo de R$ 900 milhões para cobrir as novas exigências ambientais do IBAMA, os custos da revisão de obras, os gastos com eletromecânica e os custos da supervisão e gerenciamento das obras.

As obras estão em andamento e apontam mais de 55,5% de avanço. Estão em construção túneis, canais e aquedutos. É importante destacar que o Projeto contempla ainda 38 ações socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e flora. Hoje, a obra emprega mais de 9,6 mil trabalhadores e possui 2.700 máquinas em operação. Dos 16 lotes de obras, dois já estão concluídos: o Canal de Aproximação do Eixo Norte e Leste.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *