s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

ENFPT realiza reunião com secretários(as) de formação e promove reflexão sobre formação política em Belo Horizonte

12 de março de 2015 | Notícias

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a Escola Nacional de Formação do PT realizou um encontro com os secretários e secretárias estaduais de formação em Belo Horizonte para apresentação do Plano de Trabalho de 2015 e elaboração dos planos de trabalhos estaduais de formação, bem como para promover uma reflexão sobre a formação política na conjuntura atual. As atividades contaram, também, com a presença dos conselheiros e conselheiras da Escola e de convidados(as).

No primeiro dia, a reunião começou com uma atividade em que secretários e secretárias tiveram que responder o que esperavam da Escola e quais eram os principais desafios que enfrentavam nos seus estados. A partir das considerações dos secretários(as), a diretora Selma Rocha fez uma breve apresentação da ENFPT, incluindo esclarecimentos sobre os cursos e jornadas, o portal de educação online e a estrutura da Escola e do PT.

O diretor Carlos Árabe apresentou a agenda do PT para 2015, com destaque para a organização do V Congresso do partido e da campanha em defesa da reforma política e apontou a necessidade de contribuição da Escola nestas atividades. A diretora Fátima Cleide, por sua vez, falou sobre os desafios da Escola para promover a formação do PT, bem como apresentou o perfil dos filiados do partido, que são o público-alvo das atividades de formação promovidas pela ENFPT.

Após as apresentações, os secretários e as secretárias tiveram um tempo para fazer questionamentos sobre a formação e o partido, que foram respondidos pela diretoria da Escola.

No período da tarde, a coordenadora Regina Queiroz fez uma breve apresentação dos coletivos de gestores de formação, que precisam ser rearticulados nos estados para apoiar as atividades de formação locais. Além disso, foi feita uma apresentação da Jornada Nacional de Formação, que está sendo preparada e tendo seus conteúdos atualizados, com realização prevista para o segundo semestre de 2015.

Em seguida, Eduardo Tadeu apresentou o Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar, curso desenvolvido pela Escola que sistematizou, por eixos, tudo que foi produzido pelo PT, de forma a auxiliar candidatos(as), prefeitos(as) e vereadores(as) em seus mandatos. Maria Alice apresentou o Banco de Políticas Públicas, que sistematiza as experiências de políticas municipais bem-sucedidas e estará disponível juntamente com o novo portal da Escola que está sendo reestruturado. Por fim, Flávia Santana e Victor Amatucci, da equipe de educação online, apresentaram as áreas aberta e exclusiva para filiados(as) do portal ENFPT. No fim do dia, os secretários e as secretárias tiveram uma atividade de elaboração dos planos de trabalho da formação nos seus estados.

O encontro do dia 06 foi voltado para uma reflexão sobre a formação política nos dias atuais e contaou com a participação e contribuição de convidados, como o antropólogo e educador popular, Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Simone Pereira, da Escola Florestan Fernandes do MST, Carmen Silvia, do Instituto Corpo, Antônio Carlos Hilário, da Escola Sindical da CUT 7 de Outubro, Neiva Santos, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Fernando Vitagliano, do Laboratório de Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo, e Raimunda Oliveira, da Contag.

Em um primeiro momento, os convidados e as convidadas fizeram uma breve apresentação, na qual compartilharam suas experiências de formação. Em seguida, a coordenadora da ENFPT, Regina Queiroz, apresentou a formação desenvolvida pela Escola e, por fim, secretários(as), conselheiros(as) e convidados(as) se reuniram em grupos para trocar ideias e experiências, bem como para refletir sobre os caminhos e desafios da formação política nos dias de hoje.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos da reunião com secretários(as) e aqui para ver as fotos da atividade de reflexão sobre formação política.
 

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *