s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Depoimentos sobre a ENFPT e as atividades de formação

17 de fevereiro de 2014 | Notícias

 

Depoimento da conselheira da ENFPT, Silbene Santana de Oliveira – por e-mail

Fui uma das poucas/os filiadas/os de MT que tiveram a oportunidade de participar de atividades formativas no famoso Instituto Cajamar/SP, meados de 1990. Naquele tempo, participar de atividades no Instituto Cajamar era sinônimo de privilégio, porque eram poucas as vagas; porque precisava se deslocar até São Paulo e porque era preciso ficar por até uma semana num lugar isolado para a formação.

Muitos anos se passaram e a formação se manteve viva no PT, mas foi no 3° Congresso do partido, em 2007, que a formação passou a ter uma melhor definição e ter reconhecido o seu grau de importância na estrutura partidária. A Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT) passou a ser uma realidade. Tem por objetivo “Garantir, em primeiro lugar, que os processos de formação, por seu conteúdo teórico-político e por sua metodologia, contribuam para que os militantes se tornem sujeitos da formulação, das decisões e de uma ação política transformadora tanto junto aos movimentos sociais quanto no plano institucional. E define suas opções metodológicas  a partir do projeto político do PT, seguindo, por princípio dos processos de formação, o socialismo democrático.

Atualmente, a Escola é uma realidade, possui espaço físico, tem uma Diretoria e Conselho, também possui uma equipe constituída por  uma coordenadora, formadores(as), consultores(as) e colaboradores(as), responsáveis pelo desenvolvimento e realização dos cursos. E tenho muito orgulho de compor o Conselho da Escola Nacional de Formação do PT.

Desde o ano de 2010, tenho participado mais ativamente das atividades da ENFPT. Participei dos Cursos de Formação para Novos/as Filiados/as; para Candidatos/as; para Eleitos/as; das Jornadas, de Mulheres, de Jovens, Combate ao Racismo (anexei algumas fotos). Só em 2010, participaram mais de 2.300 filiados de diversos municípios em todas as capitais, é uma realidade bem diferente da época do Instituto Cajamar.

Como conselheira e formadora me reporto sempre à metodologia da Escola, que nos orienta a adotar como base a pluralidade de visões e interpretações existentes no Partido e na sociedade, fazendo do debate, da dúvida e da polêmica uma estratégia sempre presente em suas atividades.

A ENFPT está em pleno vapor, sem contar os conteúdos de alto nível disponíveis no site da Escola. Vida longa à Escola Nacional de Formação do PT!

 

 

 

 

 

 

 

 
Depoimento de Leonardo Koury Martins – Escritor, professor, assistente social e membro do Coletivo Estadual de Juventude do PT
 
Gostaria de expor neste depoimento a felicidade que tenho de perceber o quanto o PT vem buscando construir um modelo de educação militante. Não basta apenas ser filiado a um partido de esquerda, se na prática não se construir possibilidade de discussão teórico-reflexivas sobre nosso papel enquanto partido de esquerda e nossa formação e organização para com a sociedade.
 
No último ano, participei de formações promovidas para novos filiados, mandei os depoimentos que foram publicados no site da ENFPT, bem como participei de forma interativa da formação sobre combate ao racismo e sobre o modo petista de governar.
 
Espero que com o tempo o PT venha a investir cada vez mais em um modelo de educação militante e libertador como hoje vem sido construído pela Escola Nacional de Formação do PT.
 
 
Depoimento de Pedro Cavalcanti Filho

Companheir@s, entendo que avançamos muito na construção dos conteúdos para a formação dos noss@s militantes, dirigentes e simpatizantes.
O problema que constato é quanto à operacionalização do processo da formação. Será que interessa aos noss@s representantes-dirigentes que formemos bem novos quadros que tanto necessitamos?! Saudações Quilombolas, Pedro Cavalcante

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores 2013/2014 – Goiás

“O curso tem conteúdo maravilhoso. O PT precisa investir cada vez mais nestas iniciativas. Isso vai fazer uma diferença muito grande em nossa história, nos fortalecendo cada vez mais.”

“[O curso] foi excelente e pretendemos repassar ao Diretório de nosso município.”

“Como já disse [o curso] foi muito produtivo. Saio daqui mais preparado para realizar o meu mandato de vereador da minha cidade. Muito obrigado a todos.”

“[O curso] foi muito bom. Com vários assuntos, várias visões e com pessoas com muitas experiências e novas ideias aparecendo.”

“O curso foi excelente. Infelizmente, houve falta de compromisso daqueles que confirmaram a presença e faltaram. A ENFPT está de parabéns por subsidiar nossos parlamentares e gestores, preparando-os para governar bem e legislar bem, dentro do Modo Petista.”

“[O curso] foi muito bom, pois promoveu uma interação entre os participantes com trocas de experiências dentro e fora do curso, além de ampliar conhecimentos.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Piauí

“[O curso] foi bom e um aprendizado a mais.”

“Uma grande sacada da Escola. Cuidar de quem está no institucional é imperativo para marcar a diferença.”

“[O curso] foi muito bom. Saio renovada, oxigenada.”

“O curso tem que ser interiorizado pelas Secretarias Estaduais e Municipais, com apoio da Escola Nacional para melhorar os conhecimentos dos filiados e militantes.”

“Os cursos devem ser regionais, pois todos da direção devem participar, ver de perto o que se deve fazer em relação ao partido.”

“De uma maneira geral, o curso nos deu conhecimento que até então não tínhamos com a clareza que temos agora.”

“Fico grato e satisfeito. Foi ótimo, aprendi muito. Saio daqui com mais conhecimento e mais preparado.”

“[O curso] foi muito bom, mas não deve deixar para fazer este curso só um ano antes das campanhas e sim todos os anos.”

“[O curso] foi de grande importância, e que sempre seja feito esse curso para que os parlamentares tenham mais conhecimento.”

“Aprendizagem de grande importância para o nosso projeto político, para debater e defender a nossa gestão como um todo.”

“[O curso] foi uma oportunidade grandiosa.”

“Foi muito importante em vários aspectos. Desde já parabenizo todos os envolvidos. De uma maneira ou de outra colaborou para o pleito.”

“[O curso] foi de uma riqueza muito grande para mim e para os demais companheiros, pois conseguimos muitos conhecimentos.”

“De certa forma, foi uma lição de vida, um aproveitamento acima do que eu esperava. Muito bom.”

“É importante destacar que a proposta do curso, a metodologia, os facilitadores contribuíram para a construção do mandato.”

“[No curso, é preciso] falar mais sobre as divisões do partido nas tendências.”

“Apesar de bem elaboradas, as resoluções do Diretório Nacional precisam, sobretudo, analisar as questões regionais.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Roraima

“O curso trouxe informações importantíssimas, pois os facilitadores, além de terem domínio dos conteúdos/temas debatidos, demonstraram conhecimento das ferramentas (principalmente online) do partido. Essas informações somaram muito a todos os presentes.”

“Excelente apresentação dos formadores.”

“Parabenizo e dou boas-vindas [aos/às formadores/as]. Que vocês possam voltar outras vezes. Quero dizer que todos os conteúdos agradaram e satisfizeram a todos. Que Deus ilumine seus passos e que tenham muita saúde. Estão todos convidados para conhecer melhor o nosso estado.”

“[O curso] foi muito bom, esclarecedor e produtivo. Realizado em bom espaço físico e com ótimos facilitadores.”

“O curso foi muito proveitoso. A dinâmica de repassar o conteúdo foi muito boa; material enriquecedor, interação dos participantes, o local muito acolhedor, bem aconchegante, facilitadores excelentes. Agregou muito.”

“[O curso] foi excelente, os conteúdos abordados, os facilitadores (formadores) também foram excelentes, atenciosos e sempre dispostos a sanar dúvidas e contribuir com a aquisição de conhecimentos específicos por parte dos cursistas.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Paraíba

“De extrema importância, pois norteia os eleitos a como agirem. Só não acho justo esperar oito meses para fazê-lo, dando uma ligação, errada, com o pleito de 2014.”

“O curso no todo foi satisfatório.”

“A equipe de palestrantes demonstrou desenvoltura e conhecimento do assunto.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Sergipe

“[O curso] foi excelente. Um momento de muitas reflexões, partilhas enriquecedoras e de troca de informações importantíssimas, que servirão para animar e estimular a caminhada hoje e sempre.”

“O curso foi fundamental para o momento conjuntural que estamos vivendo. Também importante porque estamos no primeiro ano de mandato dos nossos prefeitos e vereadores.”

“Curso muito esclarecedor, com fácil entendimento, permitindo, assim, uma boa participação nos debates dos que se encontravam presentes. Os facilitadores foram de ativa performance e mostraram domínio do conteúdo apresentado.”

“Curso oportuno para a conjuntura atual. Evidencio a presença de Lula como um grande líder com mensagem de coragem, luta e defesa do Modo Petista de Governar, bem como a competência dos facilitadores no desenvolvimento do curso, envolvendo e fazendo os participantes refletirem sobre as suas ações, chamando-os para o cumprimento dos planos, baseados nas questões locais e nos programas de governo federal e estadual.”

“Sensibiliza os nossos companheiros para a importância estratégica da formação para o êxito dos mandatos.”

“[O curso é] importante para que tenhamos um mandato voltado realmente para a vida social num todo, e não só como prestadores de favor.”

“O curso é muito importante para todos os eleitos e filiados. Nota dez.”

“O curso foi de grande valia, pois a cada momento precisamos renovar conhecimento.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Rondônia

“Relembrar e fortalecer minhas convicções ideológicas em relação ao PT foi, para mim, o mais importante. Minha autoestima está elevada e empoderada. O PT é meu também.”

“Formação necessária para consolidar o compromisso com as diretrizes partidárias. Acredito que o material/vídeo, sobretudo a fala do Lula deve ser compartilhada com todos os nossos militantes. Quanto às defesas que nós, militantes, precisamos fazer frente aos bombardeios aos nossos militantes históricos, sugiro que escrevam (Escola) material/textos com linguagem adequada para os parlamentares usarem na tribuna. A todos os envolvidos os agradecimentos e parabéns pela coragem  e por acreditarem que nossas utopias sejam possíveis.”

“A formação foi muito boa, com tempo amplo para aprendizagem, com o conhecimento de companheiros e companheiras com participação coletiva e o vídeo do Lula, que foi o mais comovente. Selma contribuiu muito com a explicação do curso.”

“O curso foi bom. Conheci mais pessoas, recebi materiais, livros, cartilhas e apostilas com conteúdos fáceis. Também conheci mais a trajetória do governo do PT no nosso país. Precisamos voltar a lutar, conscientizando os nossos militantes a defenderem a democracia.”

“ O curso foi maravilhoso, muito boas as vídeo-aulas, os materiais, as pessoas que vieram passar conhecimentos, ânimo para que possamos continuar na luta. Quero agradecer de coração a presença dos companheiros Selma, Gleber e Fátima, por esse tempo dedicado a nós de Rondônia.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Alagoas

“O curso foi bom, saí com novas ferramentas para ajudar no dia a dia de vida do parlamentar, vida pública.”

“No meu ponto de vista foi um curso produtivo, que abriu novos conhecimentos e novas informações que não tinha, e com professores bem preparados. Abriu o diálogo com todos e foi de fato um maior conhecimento do partido que eu faço parte, que é o PT.”

“[O curso] foi de fundamental importância para o meu aprendizado, servirá de alicerce para minha caminhada.”

“Este curso foi muito importante para mim, pois tenho certeza de que estou mais preparado para contribuir com o desenvolvimento do meu município.”

“O curso é importante e nos traz outras formas de pensar com as experiências dos outros colegas militantes.”

“Foi uma experiência muito boa, pois aprendemos com os demais companheiros e pudemos dividir opiniões em prol de melhorias para os nossos municípios.”

“O curso de formação é maravilhoso e de suma importância para nós, gestores, com formadores maravilhosos e com conteúdo que nos fará crescer como legislador.”

“[O curso] foi proveitoso e rico em descobertas, bem explicativo para o Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Rio Grande do Norte
 

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Rio Grande do Norte

“De modo geral, o curso foi extremamente importante para os mandatos petistas atuarem melhor em cada município.”

“O curso foi ótimo. A carga de informação que levarei será importante para desempenharmos um bom mandato. Perdeu quem não veio, e aos que se fizeram presentes, com certeza, farão bom uso das técnicas e informações apresentadas.”

“Desejo que a coordenação estadual de formação possa socializar estes conteúdos com os diretórios e comissões provisórias dos municípios do Rio Grande do Norte.”

“Um curso muito bom. Veio em boa hora. Aprendi muitas coisas, que vou levar para o meu cotidiano e pretendo colocar em prática para, assim, fortalecer o mandato e o partido.”

“[O curso] foi muito bom. Teria que ter todos os anos.”

“Espero que tenha novos cursos de formação, e que isso não demore a acontecer.”

“Para mim, foi muito positivo todo o processo, bem participativo e com muitas interações.”

“O curso é muito bom. O uso de vídeo-aulas dinamiza. O conteúdo responde a uma necessidade de formação.”
de todos.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Amazonas

“O curso foi de muita importância, pois todos os assuntos debatidos são o que cada município vivencia, então, saber da realidade do povo é um passo importante. A formo como os grupos trabalharam foi muito interessante. Conseguiram enriquecer suas opiniões, cooperando e interagindo uns com os outros. Parabéns à equipe da Escola Nacional de Formação.”

“Acredito que este curso poderá nos orientar para melhorar as próximas formações. A Escola de Formação é um norte para o crescimento do partido e para a sociedade fazer políticas sólidas, através dos conhecimentos das bases do partido.”

“Muito positivo à medida que pudemos dialogar com a Escola na tentativa de solucionarmos entraves ao bom desempenho de gestores, o papel dos dirigentes e com a perspectiva de termos um melhor desempenho nas plenárias de formação em períodos diferentes do PED.”

“Estava precisando desta oficina para interagir com nossos gestores que estavam meio distantes. A metodologia foi ótima.”

“O curso sempre é muito bom para os membros do partido, pois sempre está trazendo novidades para o enriquecimento dos nossos gestores e dirigentes.”

“Curso como esse tem que acontecer pelo menos uma vez ao ano. Os organizadores, líderes do PT têm que exigir mais participação dos que estão com mandatos. Mas, de certa forma, foi muito bom o curso e com boa participação dos presentes.”

“Para mim, foi um curso de grande valia, pois tivemos muitas informações que eu acredito que tínhamos muita dúvida e nos foi esclarecido através dos vídeos e explanação dos monitores.”

“Foi ótimo e importante para adquirir o conhecimento para atuação parlamentar no município.”

 

Depoimento do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Bahia

“Foi uma ótima oportunidade para termos mais conhecimento e melhorar a gestão. Parabéns Escola e PT. Obrigado!!!”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Mato Grosso

“Muito bom! A metodologia é dinâmica.”

“Realmente é uma síntese com apanhados, mas é motivante e abre alguns horizontes. PS: Os vídeos do Lula são tudo de bom… ‘tem que ter tesão’.”

“Que bom que o curso foi no fim de semana. Sugiro que continue na sexta, sábado e domingo. No meu caso, foi excelente a abertura na sexta à noite.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Maranhão

“O curso com certeza vai ajudar muito na minha carreira como vereadora, tive esclarecimentos. As dúvidas eram grandes, e as dicas de como trabalhar e mobilizar o povo junto às questões sociais foram divinas. Tudo de bom para melhorar a gestão no meu município.”

“Muito rico em aprendizagem e conteúdo.”

“O curso realizado superou todas as minhas expectativas no setor de atuação parlamentar.”

“Será de grande importância que os petistas de mandato priorizem a formação para melhorar sua atuação como filiado e como parlamentar ou gestor.”

“A ENFPT está de parabéns!”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Mato Grosso do Sul

“(É importante) Estimular mais os eleitos a fazer os cursos, pois é fundamental.”

“(O curso é) Muito bom pois nos dá novos ânimos. Deveria ser realizado mais vezes.”

“A Formação revigora nossa veia militante, e a Escola Nacional de Formação está cada vez mais fortalecida, e, com isso, fortalece o PT.”

“Muito bom, orientador de ações, inspirador de ânimo e afirmativo na tarefa do PT como ferramenta política dos trabalhadores.”

“Muito bom.”

“Avalio de modo positivo, mas sugiro que após cada eleição a Escola ministre cursos técnicos para os eleitos, principalmente para os prefeitos, abordando recursos, fundos, contabilidade etc.”

“Importante a oportunidade de aprendeizagem e troca de experiências. Sugiro que sejam incluídos temas como gestão pública, relações humanas e administração.”

“Muito bom, aprendi muito e fiquei feliz de saber que tem tantas pessoas que defendem o meu partido, que defendo com unhas e dentes.”

“Sugiro que sejam reforçados os aspectos da atuação no dia a dia (relação com Ministério Público, PPA/LDO/LOA), e que traga casos de sucesso de prefeitos e vereadores.”

“Muito participativo e produtivo na integração dos municípios e seus administradores.”

 

Depoimentos do curso para prefeitos(as) e vereadores(as) 2013/2014 – Acre

“Os facilitadores foram muito bem preparados e conduziram muito bem todo o processo. São muito importantes esses cursos, eles ampliam o conhecimento, ajudam a conhecer melhor as diretrizes do PT etc.”

“O curso foi importante, os mediadores, muito bons, material de qualidade.”

“Tive um bom aproveitamento, tirei várias dúvidas e aprofundei mais os conhecimentos.”

“O curso foi de um aproveitamento riquíssimo. Tenho certeza que os vereadores que fizeram o curso saem revigorados, motivados para fortalecer seus mandatos e seguros de que o modo petista de legislar é o caminho para uma sociedade melhor.”

“(Tenho) Somente a agradecer, pois foi de fundamental importância para o fortalecimento de meu mandato.”

“Ótima iniciativa da Escola Nacional de Formação, para garantir o aprendizado dos vereadores e prefeitos e para expor o modo petista de governar.”

 

 

 

 

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *