s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Conheça a nova versão da Jornada Nacional de Formação na área exclusiva para filiados(as)

08 de outubro de 2013 | Notícias

 

A nova versão da Jornada Nacional de Formação já está disponível na área exclusiva para filiados(as) do Portal ENFPT. Diferentemente dos cadernos de formação impressos e do primeiro formato disponibilizado no portal, a nova versão da Jornada é navegável, ou seja, é possível ler e estudar os conteúdos no próprio portal, sem necessariamente ter que fazer o download dos cadernos e demais materiais.

Estrutura da Jornada

Na versão navegável, os materiais da Jornada foram organizados e sistematizados em dez áreas/menus, de acordo com o tipo de conteúdo: Cadernos, Downloads, Linha do Tempo (em breve), Documentos do PT, Acervo, Glossário, Banco de Endereços, Sites Interessantes, Videoteca e Fotos.

 

 

Cadernos
Neste menu, estão os cadernos de formação navegáveis, ou seja, aqueles cujos conteúdos estão totalmente disponíveis para leitura online. Estão neste formato os cadernos: “Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir” (Módulo I) e “Semeando o Brasil que queremos” (Módulo III).

Ambos os cadernos navegáveis, além de apresentarem o mesmo conteúdo das versões impressas, trazem uma série de links que complementam os estudos, isto é, a leitura foi enriquecida com links para notas explicativas, documentos relevantes do PT, documentos do Governo Federal, programas de governo do PT, balanço do governo Lula e para sites importantes.

O caderno de formação “Governando sem medo de ser feliz” (Módulo II) está parcialmente navegável nesta versão da JNF. A sua introdução, bem como os capítulos I e II – “Os programas de governo” e “Governando o Brasil: a esperança vence o medo” –, foram disponibilizados como conteúdos complementares do caderno de formação – Módulo I, por meio de links que direcionam para esta leitura.

Download
Nesta área, foram disponibilizados para download: os quatro cadernos de formação da JNF, ou seja, os dois que estão navegáveis – “Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir” (Módulo I) e “Semeando o Brasil que queremos” (Módulo III) – e os dois que não estão em versão navegável – “Governando sem medo de ser feliz” (Módulo II) e “O Brasil segue mudando” (Encarte – Módulo IV); a Linha do Tempo do PT para impressão; e, por fim, o documento explicativo dos objetivos e metodologia da Jornada Nacional de Formação.

Linha do tempo
Esta área é dedicada à versão online da Linha do Tempo do PT, que está sendo atualizada e, em breve, estará disponível neste espaço. A Linha do Tempo traz a história do PT, a sua atuação ao longo dessa história e documentos importantes do partido.

Documentos do PT
Neste menu, é possível encontrar documentos importantes do partido, como Código de Ética, Manifesto de Fundação do PT, Estatuto, documentos pré-PT, resoluções de Congressos, programas de governo, cadernos com diretrizes para elaboração de plano de governo, documentos de Encontros Nacionais etc.

Vale ressaltar que boa parte dos documentos organizados nesta área também estão incorporados como material complementar nos conteúdos dos cadernos de formação navegáveis, por meio de links que permitem o download dos mesmos.

Acervo
No Acervo, estão documentos relevantes do Brasil, bem como de programas, projetos e ações do Governo Federal.  Os materiais podem ser pesquisados por ordem alfabética e por data. Estes mesmos documentos também foram incorporados nos cadernos de formação navegáveis, por meio de links que permitem o seu download e leitura.

Glossário
O Glossário foi especialmente elaborado para reunir todas as notas explicativas dos cadernos de formação navegáveis – “Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir” e Semeando o Brasil que queremos”. É possível conferir todas as notas nesta área, ou clicando diretamente nos links das mesmas, disponíveis nos cadernos navegáveis.

Videoteca
Na videoteca, você encontra um vídeo que compila uma série de outros vídeos das etapas estaduais da Jornada Nacional de Formação. Este mesmo vídeo também está disponível na Apresentação do caderno de formação navegável “Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir”.

Fotos
Nesta área, encontram-se as fotos da Galeria da Jornada Nacional de Formação, com imagens das etapas estaduais da Jornada.

Sites Interessantes
Para complementar o estudo dos conteúdos da JNF, organizamos inúmeros sites importantes para consulta. Além dos links para estes sites, disponibilizamos um pequeno texto sobre que tipo de informações é possível encontrar em cada um deles. Foram indicados sites interessantes do Governo Federal, de órgãos federais, de governos estaduais e de institutos de pesquisa, fundações e afins.

Banco de Endereços
Nesta área, foram sistematizados todos os endereços importantes do PT, os mesmos que constam nos cadernos de formação impressos da Jornada Nacional de Formação.

Conteúdos dos cadernos de formação

Os cadernos de formação da Jornada contribuem para resgatar a diversidade do PT, a história de construção do partido que, em quase três décadas, envolve os esforços de milhares de militantes anônimos(as), bem como auxiliam na formação política daqueles(as) que estão se somando para fortalecer essa história e aperfeiçoar a sua vocação transformadora.

Caderno de Formação – Módulo 1 – Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir

Conforme elucida a Apresentação deste Caderno, trata-se de um conteúdo que destaca “a nossa história, organização e funcionamento, revisitando as resoluções de encontros e congressos”, com o intuito de que “cada um(a) de nossos(as) filiados(as) e militantes saiba que o projeto nacional do PT tem rumo e linhas mestras, construídas coletivamente e absolutamente comprometidas com a superação das desigualdades sociais e com a construção da democracia social, política e cultural”.

Nessa perspectiva, o caderno é dividido em quatro capítulos: O surgimento do PT; O socialismo petista; O Brasil que queremos; e Estrutura e funcionamento. Ao final do material, há também uma breve cronologia do Movimento pró-PT.

Caderno de Formação – Módulo 2 – Governando sem medo de ser feliz

Nesta versão da Jornada Nacional de Formação, o Caderno de Formação – Módulo 2 está parcialmente navegável, tendo a sua introdução e seus capítulos I e II organizados de forma a complementar o conteúdo do Módulo 1, pela importância das informações que trazem para o entendimento da construção histórica e política do PT.

O Capítulo I – Programas de governo traz “breves resumos dos programas de governo do PT, relacionando-os com os momentos históricos e conjunturas específicas, para indicar como foi se constituindo a proposta de um projeto nacional de desenvolvimento que o governo Lula começa a tornar realidade”. Este capítulo foi incorporado como conteúdo complementar do tópico “O Brasil que queremos-3”, do Módulo 1.

O Capítulo II – Governando o Brasil: a esperança vence o medo apresenta “um resumo das ações do governo Lula, organizado em cinco blocos: Desenvolvimento Econômico Sustentável, Políticas Sociais, Direitos Humanos e Combate à Discriminação, Participação Popular e Política Externa”. Este capítulo foi incorporado como conteúdo complementar do tópico “Voltamos ao III Congresso-2”, do Módulo 1.

Caderno de Formação – Módulo 3 – Semeando o Brasil que queremos

“Como articular a defesa do nosso projeto nacional de desenvolvimento com o nosso projeto para cada estado e cidade? Como combinar a defesa dos governos integrados pelo PT, realizando as críticas e contribuições necessárias para que avancemos na superação das desigualdades, conquista da justiça social, ampliação da democracia e no projeto de integração latino-americana? Como combinar nossa atuação governamental, em vários níveis, com nossa atuação de oposição a governos conservadores? Como tecer em cada canto do País a consolidação das ideias e das políticas que estão transformando o Brasil? Como fortalecer os diretórios do partido e os movimentos sociais? Como despertar o encanto e o compromisso de milhares de filiados e filiadas com a ação política? Como ampliar a militância e fortalecer os seus laços com o partido?”. (Apresentação do Módulo 3, p. 5)

Estes questionamentos alimentam a concepção deste módulo, que se propõe a apoiar uma reflexão coletiva sobre a ação do PT nos estados e municípios, com o intuito de seguirmos avançando na tarefa de transformação do Brasil. O caderno está dividido em dois capítulos: O papel da militância na construção do PT e A revitalização dos Diretórios Municipais e Zonais.

 

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *