s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Site

O que é um site e qual a sua importância? 

Websiteou simplesmente site é uma série de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede mundial de computadores.  

Um site é um endereço eletrônico onde as pessoas podem te achar, é como a sua casa na internet.  

Existem diversos tipos de site, os mais comuns são: 

  • Blog 

Costuma ser um site dinâmico que funciona sob a lógica de postagens de novos conteúdos constantemente, como relatos pessoais, dicas sobre algum tema ou até notícias. É um site interativo onde os leitores podem comentar aquilo que é postado. 

  • Site Institucional 

É um site fixo (ou seja, sem atualizações constantes) que informa um determinado público a respeito de uma empresa, ong, partido ou até mesmo pessoa física. 

Em geral é um site pequeno com informações de contato, história e uma descrição dos serviços ou produtos oferecidos. 

  • Loja Virtual / E-commerce 

É um site onde se vendem produtos ou serviços. Funcionam com vendas sem a necessidade de interação entre seres humanos e por isso mesmo estão 24 horas disponíveis para vendas. 

Um site não é uma conta em rede social 

Diferentemente de ter um perfil em rede social, ter um site é ter um endereço só seu, personalizado da forma como você desejar e sem depender da aprovação de alguma rede social para existir.  

Isso significa que você poderá personalizar da forma como desejar “a sua casa online”, mas também significa que você é a única pessoal responsável por divulgar essa casa. Falaremos sobre SEO (Search Engine Optimizatiom – Otimização para mecanismos de busca) e formas de divulgação de seu site mais adiante. 

A importância de ter um site para a sua candidatura 

Um site bem feito passa uma imagem de credibilidade e seriedade a seus eleitores e eleitoras e pode ser um diferencial e tanto na hora da decisão de um voto.  

Além disso, através de um site você pode contar a sua história, mostrar a sua militância e até atrair apoiadores através de um formulário de contato. É uma excelente forma de conseguir leads (neste caso, contatos) para sua campanha e formar uma base para a construção de um mailing ou mesmo de uma linha de transmissão de WhatsApp.  

Imagine que alguém acesse seu perfil numa rede social e goste de sua história. O máximo que esse eleitor/apoiador conseguirá é esperar por novas informações postadas. Além disso, mesmo que você coloque as informações, dependerá das redes sociais distribuírem o conteúdo a todos e todas seguidores e seguidoras naquela rede.  

Agora imagine que um possível apoiador encontre seu site e goste do seu perfil. Imagine que esse site tenha um botão levando ele para o whatsapp. Pronto, o seu apoiador irá te mandar uma mensagem diretamente do próprio celular, permitindo que você também tenha o número dele ou dela. Desta forma você poderá se comunicar diretamente com estas pessoas, sem a dependência dos sistemas das redes sociais distribuírem o seu conteúdo. 

Seu nome, seu controle 

Uma das questões mais importantes na comunicação da sua campanha é controlar aquilo que é dito ou associado a você. Nem sempre é possível controlar tudo, sobretudo em tempos onde buscar informações no Google é simples e fácil.  

Mas é exatamente nisso que o seu site pode te ajudar! Um site bem construído pode levar uma busca no Google no seu nome a encontrar majoritariamente páginas do seu próprio site, construídas por você e com as informações que você quer. 

Faça uma busca no Google com seu nome. Provavelmente você encontrou diversos links ou até mesmo notícias com seu nome. Imagine que você tenha um site e que ele esteja otimizado para mostrar ao Google predominantemente o seu nome. Os primeiros resultados serão as notícias construídas por você ou por sua equipe e, portanto, passando a imagem e mensagem que você escolheu. 

O que é preciso para ter um site? 

Imagine novamente a analogia de que um site é como uma casa. Para ter sua própria casa você precisará ter um endereço e um terreno onde ela estará assentada.  

O endereço é chamado “URL” ou “Domínio”, é aquilo que você digita no navegador quando vai entrar em algum site. Por exemplo, você está na URL “enfpt.org.br” neste momento.  

O terreno é o local onde seu site estará ‘hospedado’, por isso mesmo é chamado de hospedagem 

Existem diversas maneiras de se conseguir um endereço e uma hospedagem. Existem as hospedagens pagas, hospedagens gratuitas e as hospedagens de terceiros. 

O que é uma hospedagem 

A hospedagem é literalmente o local físico onde os arquivos do seu site estarão depositados. Num computador você utiliza o HD (hard drive) para salvar seus arquivos. No caso da hospedagem funciona da mesma forma. O servidor é o computador que vai guardar os arquivos que mantém seu site funcionando, daí o nome “hospedagem”, ele hospeda um site através de um pagamento por período determinado.  

Existem diversas opções de hospedagens, cada uma com um objetivo determinado e o valor varia conforme a necessidade que seu site tem.  

Existem hospedagens pagas e gratuitas.  

Hospedagens gratuitas 

Alguns serviços oferecem a possibilidade de hospedar um site gratuitamente. Em geral estes serviços são voltados para blogs e não para páginas institucionais, de campanha ou de vendas de produtos. 

Normalmente estes serviços obrigam que você utilize o domínio do próprio serviço, e permite poucas personalizações nos sites construídos neste tipo de plataforma.  

Alguns exemplos são: 

Hospedagens pagas de terceiros 

Outros serviços oferecem hospedagens de baixo custo. Nestes casos existem mais possibilidades de personalização, embora você não possa escolher ou personalizar totalmente o sistema e o site, é uma boa possibilidade para quem busca algo pré-fabricado ou que simplesmente não possa investir um pouco mais. 

São exemplos: 

Hospedagens próprias 

Quem deseja um site profissional, totalmente personalizado ou preparado para receber grandes quantidades de acesso simultâneo (muita gente ao mesmo tempo no site) deve procurar uma hospedagem própria.  

São inúmeras as vantagens desse tipo de hospedagem, não apenas pelas possibilidades de personalização (Linux ou Windows, Tipo de servidor), mas também porque, em geral, permite a possibilidade de criar e-mails e utilizar plataformas de disparo de e-mail em massa. 

Neste caso as opções são inúmeras, vamos citar apenas os mais comuns: 

  • Hostgator 
  • GoDaddy 
  • Hostinger 
  • King Host 
  • Locaweb 

Nestes provedores você tem diversas opções de custos. Cada site funciona em um computador que é chamado de servidor 

Nas hospedagens compartilhadas existem muitos sites no mesmo computador, o que significa que o custo é mais baixo, mas a velocidade com que o site é carregado para o visitante, também será inferior. 

Nos chamados VPS (Virtual Private Server) o computador separa uma parte dos recursos apenas para seu site, logo os custos são um pouco maiores, mas o desempenho do site também será maior. Este tipo de hospedagem é aconselhado para quem deseja ter um site com muitos recursos ou muitos acessos ou ainda diversos sites no mesmo servidor, sem perder muita qualidade e desempenho. 

E nos servidores dedicados, como o próprio nome indica, você aluga um computador só para o seu (ou os seus) site(s). Com isso você garante alto desempenho de velocidade e também pode ter muitos acessos simultâneos sem comprometer a velocidade ou desempenho dos sites que estão no servidor. É também o tipo mais caro de hospedagem. 

Como adquirir um domínio 

Existem diversas formas de se adquirir um domínio. Muitos provedores oferecem a venda do domínio o que pode facilitar a instalação.  

O meio mais diretode comprar um domínio no Brasil é através do site registro.br . Nesse site você também pode testar se um domínio já está em uso ou se está disponível para a compra. O registro.br é o órgão responsável pelo registro de domínios com final .br aqui no Brasil. 

Um domínio no Brasil custa cerca de R$40,00 por ano. Alguns provedores oferecem descontos na compra de domínios como bônus na hora de se escolher um serviço de hospedagem. 

https://registro.br/ajuda/pagamento-de-dominio/

Lembre-se que o domínio deve ser o mais simples e fácil possível. Ele também será o responsável pelo seu endereço de e-mail. Então ao invés de luizinaciodasilva.com.br prefira, por exemplo, lula.com.br . Quanto mais fácil de lembrar maiores as chances de você ter bastante acesso

Áreas técnicas necessárias para que um site exista 

Como vimos, para que um site esteja funcionando é preciso ter um domínio e uma hospedagem. Além disso é preciso ter em mente que o seu site precisará de textos e de imagens para compor o conteúdo dele.  

É interessante, antes de preencher o site com textos e fotos, ter em mente qual é o objetivo do seu site. O que você pretende alcançar com ele? Algumas perguntas podem ser úteis na hora de definir o conteúdo e as imagens do seu site: 

  • Quem você quer que entre no seu site? 
  • O que você quer comunicar com seu site? 
  • Que ações você deseja que o visitante faça em seu site?  
  • Quer que ele leia sobre sua história? 
  • Quer que ele se cadastre no seu mailing? 
  • Quer que ele te mande uma mensagem de whatsapp? 

Lembre-se, você precisará de um(a) profissional para desenvolver a programação do seu site (é quem vai deixar o site seguro, quem vai programar um formulário de cadastro, quem vai colocar um link para seu whatsapp, etc.).  

O ideal é que você tenha também alguém que produza as artes para seu site, de maneira que o site tenha cores, logos e cards que “conversem” entre eles. Além de ser fundamental para a estética do site, essa parte também é muito importante para passar credibilidade ao seu nome/site. 

Para sites mais avançados, onde você precisa de um alto índice de conversão (relação entre quantas pessoas entram no site versus quantas executam uma ação desejada, como cadastrar o email para receber newsletter), ou uma navegabilidade aprimorada, você precisará trabalhar a UI e UX (user interface – interface do usuário e user experience – experiência do usuário, respectivamente) do site. Design de interface de usuário é a prática que pensa quais recursos serão utilizados para o visitante interagir e navegar no seu site: botões, menus, caixas, ícones, etc. Esse profissional analisa o conteúdo, a localização dele na página e a página em si dentro do contexto do site inteiro, e define quais ferramentas serão usadas em cada parte do site. Já o profissional de experiência do usuário estará focado em como essas ferramentas, áreas, seções e conteúdos influenciarão a navegabilidade. O foco desse profissional é organizar visual e logicamente o site para proporcionar a melhor experiência de navegação para os visitantes. 

Existe um profissional que trata especificamente de mecanismos de busca. Preparar/otimizar o seu site para as buscas do Google é uma forma excelente de promover o seu site e economizar dinheiro com publicidade. Este tipo de serviço leva o nome de SEO (Search Engine Optimization), que em português se traduz por Otimização para Mecanismos de Busca (mecanismos de busca são sites como Google.com e Bing.com, por exemplo). 

O  SEO será o responsável por fazer seu site aparecer nos primeiros resultados de uma determinada busca. Por exemplo: 

Pesquisas mostram que 75% dos usuários não passam da 1ª página de resultados em uma busca nestes mecanismos. Daí a importância de um trabalho bem feito em SEO. Por fim, o profissional de marketing é o responsável por divulgar ativamente seu site. Enquanto o SEO otimiza seu site para quando as pessoas buscarem por ele (ou algo relacionado), o profissional de marketing é quem vai criar planos de divulgação e estratégias para que seu site apareça ativamente para seu público, seja via anúncios nos próprios mecanismos de busca, em outros sites, em redes sociais, etc. 

Como você viu, construir um site não é uma tarefa tão simples quanto criar um perfil em uma rede social, mas é uma ferramenta completa e extremamente necessária para uma forte presença online. Avalie a sua necessidade e objetivo de ter um site, e use as informações dessa aula para mapear as necessidades, e mãos à obra! 

Ir para o conteúdo