s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Diário de Formação

Relatório das Oficinas da Jornada de Formação Nova Primavera 2024 – Turma: DT2

15 de abril de 2024 | Diário de Formação, Formações, Nova Primavera

Autor/a do Relato: Cristina Trarbach, Joana D’arc da Costa Sousa, Reuza de Souza Durso, facilitadoras; Washington de Oliveira, facilitador. Welcia Mota Pedreira, monitora NP.

Função/instância partidária que atua: Escola Nacional de Formação do PT

Dias em que a atividade foi realizada: 09/04/2024

Quantos participantes essa atividade reuniu: 67

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Brasil

Relato da Atividade:

No dia 09 de abril de 2024 foi realizada a oficina da Nova Primavera.

Tema: Estratégia político – pedagógica do NP 24 e as eleições municipais

Objetivos:
* Compreender a estratégia político-pedagógico do Nova Primavera 2024.
• Refletir sobre o papel do trabalho de base frente aos desafios do PT para dar sustentação ao governo Lula e enfrentar a direita e a extrema-direita nas eleições municipais 2024.
A facilitação iniciou às 19:15 horas, onde foi feito o acolhimento, alguns abriram seus microfones e câmeras, em seguida, foram fechados os microfones e iniciou a condução da mística com a música cálice, de Chico Buarque. A turma possuía sessenta e sete participantes, realizando a atividade em sete grupos, com dez minutos para fazerem uma ciranda de apresentações e escolherem dentro de seus subgrupos palavras e frases que o identifique-os, ao retomar para o grupo na sala principal, deveria ser colocado no chat e abrir algumas falas para dizerem o oralmente as palavras e frases.
Nesse momento tivemos alguns desafios, pois alguns participantes entraram atrasados e não conseguiram participar do subgrupo, outros apresentaram dificuldades ao entrar por não conseguirem baixar o aplicativo Zoom, e utilizavam dados móveis/internet.
Ao retornar para a sala principal, as frases ou palavras em destaque foram:
– “Estamos em Ação, Resistência pela democracia”.
– “Esperança”
– “Empatia, União, Desafio, Companheirismo, comodidade”.
– “Sem Anistia”.
– “Esperança para vencer as dificuldades, reconstrução das nossas cidades por conta da destruição do bolsonarismo”.
Foi feita a apresentação com a abordagem geral do vídeo do professor João Cézar da Costa Rocha, professor de literatura, pesquisador, escritor e historiador, sobre o avanço da extrema-direita por diversos países da Europa, da América Latina e os desafios do trabalho de base nesse contexto. Um avanço estratégico, com discursos imediatistas, hiperpolarização, sem projetos para a nação. O mundo vem sendo afetado por essa extrema-direita nefasta, sem projetos com respostas simplistas às questões sérias do país.
Os participantes após assistirem o vídeo foram divididos em subgrupos (total 7), tendo quarenta minutos de debate e discussão para trazer os pontos mais importantes observados para o grupo central.
Foram postados os relatos por escrito no chat aonde destacaram que o partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras precisam rejuvenescer, aproximar ainda mais as bases, ter linguagem objetiva e motivadora nas redes sociais, pois não há muita divulgação das obras que acabam sendo usadas por outras lideranças políticas, reconquistar o eleitorado que se perdeu atingindo grupos específicos como os que se declaram evangélico, solucionar mais problemas sociais, avançar com estratégias do Governo Federal, fortalecendo os municípios nas eleições de 2024 com conscientização de classe, furar a bolha.
Encerra-se após passar uma tarefa aos participantes da oficina para que eles formulem uma proposta para realizar o trabalho de base, considerando sua militância e atuação política, a seguir com o vídeo da Dilma Rousseff sobre a ditadura civil militar brasileira.

Sugestões e encaminhamentos para a próxima oficina:
Com base nas discussões da turma na oficina 1, formule uma proposta para realizar trabalho de base, considerando sua militância e atuação política.

Para acessar os materiais citados neste relato, visite o Acervo da Escola do PT no módulo [2024] Nova Primavera – Materiais complementares. Clique no link para acessar: https://www.enfpt.org.br/acervo-da-escola/

Shares

1 Comentário

  1. Antônio Carlos Teixeira da Silva

    Boa noite.

    Infelizmente não consegui acessar o aplicativo do celular, mas adorei todo o material da aula. Espero ter corrigido o problema e entrar certinho na segunda aula.

    Viva o PT.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *