s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Conjuntura: PSDB, teu passado te condena

22 de maio de 2015

Em Pauta Conjuntura: PSDB, teu passado te condena!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, na quarta-feira (20), que o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) esclarecesse aos brasileiros o escândalo sobre a compra de votos para a emenda da reeleição, em 1997.

“Se ele quisesse falar de corrupção, ele precisaria contar para este país a história de sua reeleição. Eu espero que, com a mesma postura com que ele foi agredir o PT ontem à noite, ele diga – se não quiser dizer para mim não tem problema, eu sei como foi. Senta na frente do seu neto e conta pra ele. Seja verdadeiro”, criticou.

O Partido dos Trabalhadores também soltou nota sobre a propaganda tucana em rede nacional que você confere aqui.

Sobre os temas, recomendamos o vídeo da entrevista de FHC para a BBC de Londres, e estas capas de jornais para refrescarmos a memória.

Outros temas:

1) Mulher de Richa teria exigido dinheiro para promover auditores

O Ministério Público do Paraná investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa), teria exigido dinheiro de auditores fiscais para que eles fossem promovidos pelo governo tucano.

A denúncia contra a esposa de Richa foi feita em março, pela Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.

2) Bancada do PT em SP quer delação premiada de investigados no ‘Trensalão’

A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) pretende cobrar do procurador-geral de Justiça do estado, Márcio Fernando Elias Rosa, a adoção do instrumento de delação premiada aos acusados de integrarem o cartel do Metro e CPTM, caso conhecido como Trensalão.

3) Richa acusa PT para fugir da responsabilidade, diz deputado

De acordo com o deputado, Richa tem o costume de acusar a todos, o PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), o senador Roberto Requião (PMDB), para desviar os holofotes sobre as irresponsabilidades cometidas pelo seu governo.

4) Bohn Gass derruba os mitos da redução da maioridade penal

Assista ao vídeo!

5) Brasil e China, parceria consolidada

A parceria com a China veio para ficar, à luz de um novo modelo, em via de mão dupla, sem submissões e com respeito à soberania, beneficiando diferentes áreas de interesse nacional. É um momento histórico a ser celebrado por todos.

6) Entidades entregam 650 mil assinaturas em defesa de uma reforma política que fortaleça a democracia

Entidades e movimentos sociais entregaram à Câmara, nesta quarta-feira (20), 650 mil assinaturas defendendo uma reforma política que fortaleça a democracia participativa, acabe com o financiamento de empresas a campanhas eleitorais e amplie a presença das mulheres no Parlamento.

7) Aécio recua: impeachment ‘não é agenda para agora’

Falhou a tentativa do PSDB de reunir informações para construir um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff; o parecer feito pelo jurista Miguel Reale Júnior e entregue nesta quarta (20) ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves, admite que não há indícios suficientes para entrar com a ação.

8) ‘Com Aécio, PSDB arrisca-se a ser só a sombra do PT’

Segundo o colunista José Roberto de Toledo, o PSDB foi à TV se projetar de novo como o anti-PT porque perdeu a primazia da oposição após as eleições, seja na opinião pública, seja no Congresso.

9) Intelectuais negros estão fora da bibliografia, criticam especialistas

A busca pelo protagonismo negro foi o que motivou a pesquisa do professor de história Carlos Machado. No livro Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente, ele compilou algumas histórias e legados de pesquisadores negros para a humanidade. Ele explica que essas pessoas são responsáveis por invenções que fazem parte do nosso cotidiano. “Mas o eurocentrismo escondeu ou apagou essa história como se ela não existisse e aí essas informações, uma parcela delas, ficou como se fosse um legado europeu”, disse.

10) No Uruguai, Comissão da Verdade vai investigar crimes da ditadura dentro e fora do país

Nesta quarta-feira (20/05) à noite foi realizada no Uruguai a vigésima Marcha do Silêncio, protesto que reivindica a investigação do paradeiro dos detidos e desaparecidos do Uruguai durante o período da ditadura militar, que durou de 1973 a 1985. Para responder a essa demanda, o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, criou, na noite desta terça (19/05), o chamado grupo de trabalho por verdade e justiça, espécie de Comissão da Verdade, para apurar os crimes de lesa humanidade cometidos a partir de 1968 dentro e fora do país.

11) Lula faz queixa disciplinar contra procurador por trás de acusações da revista Época

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma reclamação disciplinar contra o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes. O procurador (…) pede investigação da suspeita de que o ex-presidente tenha cometido tráfico de influência em favor da empresa Odebrecht.

______

Orientações e roteiro para o debate do Em Pauta Conjuntura

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar.

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *