s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Emenda propõe banir financiamento de empresas a campanhas eleitorais

22 de outubro de 2013

Proposta do deputado Henrique Fontana (PT-RS) também quer limitar gastos de acordo com o cargo em disputa

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) afirmou em entrevista ao site GGN que irá apresentar três emendas ao projeto de minirreforma eleitoral que tramita na Câmara, com o objetivo de limita gastos de candidatos banir o financiamento de empresas das campanhas.

Pelas propostas, o teto de gastos seria definido de acordo com o cargo em disputa. As doações de empresas ficaria proibida e a de pessoas físicas teriam de ser no máximo de R$ 700. As demais despesas seriam cobertas por financiamento.

As emendas reproduzem sugestões propostas por partidos progressistas e por entidades sociais de de peso, como a CUT, a CNBB, a OAB e a UNE, entre outras.

Nos últimos dois anos, Fontana foi relator do projeto de reforma política que não seguiu adiante no Congresso por falta de consenso entre as lideranças partidárias. Grandes partidos da oposição e da situação (como PSDB e PMDB) são contrários às mudanças do sistema.

Para ele, se não houver alterações, o crescimento da influência do poder econômico na democracia brasileira aumentará “de forma exorbitante na próxima eleição”.

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *