No mês de abril, a Escola Nacional de Formação do PT preparou um Em Pauta especial sobre a questão indígena no Brasil, destacando a pesquisa “Indígenas no Brasil – Demandas dos povos e percepções da Opinião Pública”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung em 2010 e 2011. Além disso, foram selecionados artigos, entrevistas e notícias relevantes sobre os povos indígenas brasileiros. Confira todos os conteúdos e faça o download dos capítulos da pesquisa! Jajo topata!

Movimentos promovem protestos no Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Movimento Indígena brasileiro realiza uma série de manifestações e atos públicos em todo o país nesta quinta-feira (9/08), Dia Internacional dos Povos Indígenas. A mobilização dos indígenas está sendo organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entidade que representa nacionalmente o Movimento Indígena, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Associação Nacional dos Servidores da Funai (ANSEF).

Direitos dos povos indígenas


O Estatuto do Índio é pouco conhecido pela própria população indígena, 44% dos indígenas residentes nas cidades não conhece e nunca sequer ouviu falar no Estatuto do Índio.

A política indigenista, segundo Marcos Terena


O Brasil não tem um plano para abordar as questões indígenas em seus pontos mais essenciais, e a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) – um dos poucos órgãos públicos responsáveis pela proteção indígena – foi totalmente desestruturada na última reforma que sofreu há pouco mais de um ano.

Capítulo 1 – Perfil sócio-demográfico da amostra

Escolaridade: Predominância de ensino fundamental I (71%), com 8% que não frequentou escola e 18% com fundamental I incompleto. Para os que frequentaram até a 8ª. série, 20% são analfabetos ou analfabetos funcionais e 30% consideram ler e escrever uma atividade difícil.

Capítulo 15 – Saúde indígena

A FUNASA, Fundação Nacional da Saúde, foi apresentada aos entrevistados como o órgão responsável por cuidar da saúde da população indígena nas últimas décadas. Mais da metade dos entrevistados (57%) conhece ou já ouviram falar da FUNASA e 43% nunca ouviu falar deste órgão. O conhecimento da FUNASA é maior nas regiões Norte e Centro-Oeste (83 e 72%) e nos municípios onde existem territórios indígenas (66%).

Capítulo 13 – Ameaças às terras indígenas

Pouco mais de metade da população brasileira (54%) considera que as terras destinadas aos povos indígenas no Brasil são insuficientes para que desenvolvam seu modo de vida de forma adequada e cerca de 3 em cada 10 pessoas (31%) consideram suficientes. Os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste ao os que mais consideram suficientes a área destinada a territórios indígenas (49% e 38%, na ordem), assim como os que residem em municípios que possuem terras indígenas (41%).

Capítulo 4- Percepção de preconceito contra indígenas no Brasil

Embora pouco declarado, a existência de preconceito no Brasil contra os indígenas é amplamente reconhecido – 80% afirmam que ele existe e 44% considera que existe muito. Somente 13% da população brasileira acredita que não existe preconceito contra os indígenas no Brasil. Na região Sul, a percepção do preconceito chega a 85%. Porém quando questionados quanto ao próprio preconceito, é quase unânime sua negação (96% afirmam não ter preconceito em relação a nenhum grupo étnico).

Educação indígena


A opinião da maior parte dos indígenas que residem nas cidades entrevistados, a escolas locais estão preparadas para ter alunos indígenas, um terço (32%), entretanto, avaliam que as escolas locais não têm este preparo.

Ameaças às terras indígenas

Predomina entre indígenas e não indígenas a percepção de que os índios correm risco de perderem suas terras (71% entre os indígenas e 79% na população brasileira). Os indígenas são mais otimistas em relação a esta questão com 22% que dizem que não existe este risco, contra 13% da população com esta mesma opinião.

Capítulo 14 – Educação indígena

Cerca de metade da amostra (49%) acreditam que as crianças e jovens indígenas que vivem em aldeias não recebem a mesma educação escolar que a população não indígena recebe, pouco mais de um terço acredita que recebem a mesma educação (38%) e 13% não soube opinar.

Capítulo 9 – Desenvolvimento e os povos indígenas

O modo de vida dos povos indígenas e preservação do meio ambiente, de alguma maneira parece se opor à idéia de desenvolvimento existente no imaginário coletivo. Alguma afirmações foram testadas para aferir o grau de concordância com esta relação.