s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Artigos

Marcha das Margaridas aquece coração de milhares!

17 de agosto de 2023 | Artigos

Autor(a): Gilberto Sousa

Gente amiga,

A marcha das Margaridas foi a primeira grande manifestação realizada em Brasília depois de 6 anos de resistência.

Os mais pessimistas calcularam algo mais de 100.000 mulheres vindas de todos os cantos e recantos do Brasil e de dezenas de países.

Os mais otimistas contaram 200.000. Eu que sou um pessimista na razão e otimista com a vontade, tarimbado em quase 3 décadas de manifestações na Esplanada, afirmo sem pestanejar, que se não foram 200.000, chegou muito próximo.

Independente das catracas e roletas para contar a presença, importa mais é o sentido e alcance e o simbólico da manifestação. Pode se dizer a Reconstrução Nacional somente será possível com a presença das forças vivas da sociedade brasileira.

Certamente, as organizadoras da Marcha das Margaridas devem comemorar o êxito organizativo, a capacidade de articulação social, a capilaridade e a incidência política alcançada na articulação com 22 Ministérios e a presença do Presidente Lula no ato.

A inedita presença de centenas de milhares de mulheres na marcha, indica a potência feminina nesses anos de resistência e transição.

Para quem vive nas securas de Brasília, típicas dessa época do ano, quando os nossos belíssimos ipês se despedem, ver, sentir e saborear o movimento de tantas Margaridas enchem-nos daquela teimosa esperança de que outro Brasil vai se impondo contra o fascismo agônico entre cpis e joias.

Por feliz coincidência ou Providência, a marcha ofereceu uma bela inspiração à maior liderança camponesa da história brasileira, João Pedro Stedile, que no dia anterior desfilou com altivez na dita CPI do MST. Se em Portugal houve a Revolução dos cravos, pode-se dizer que hoje se iniciou a Reconstrução Nacional orientada pela energia das Margaridas.

Paz e Bem!

 

Shares

O teor deste artigo é de responsabilidade de seu/sua ator/autora, e não necessariamente reflete a opinião da Escola Nacional do PT ou outra instituição do Partido dos Trabalhadores.

Últimos artigos:

Você sabe o que é uma Oficina Autogestionada?

Por se tratar de uma iniciativa que acontece no espaço virtual, a Escola oferece como infraestrutura: uma página no seu site, onde consta a agenda das oficinas inscritas; e uma página para inscrição destas oficinas, onde os oficineiros relatam a proposta da atividade e as referências bibliográficas para a sustentação do tema a ser desenvolvido.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *