Você está aqui

Em Pauta: Combate ao Racismo

Pesquisa revela como o racismo é abordado nos jornais brasileiros

A pesquisa Imprensa e Racismo: Uma análise das tendências da cobertura jornalística publicada dia 17 pela Rede ANDI – Comunicação e Direitos demonstra como os principais jornais brasileiros estão tratando a questão do racismo na hora de informar a população. No total, mais de 1.600 textos, de 54 jornais de todas as regiões do Brasil, foram analisados entre 2007 e 2010.

Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil

O estudo focaliza a incidência da questão racial na violência letal do Brasil, tomando como base os registros de mortalidade do Ministério da Saúde entre os anos 2002 e 2010. O trabalho verifica a incidência da vitimização negra nas Unidades da Federação, nas Capitais e nos Municípios brasileiros, tentando identificar os focos e os determinantes dessa violência.

Debate sobre cotas raciais na UFRN marca Dia da Consciência Negra

A reserva de cotas étnico-raciais no Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi debatida em audiência pública, no plenarinho da Assembleia Legislativa (AL), na tarde desta terça-feira, 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. A iniciativa de discutir o tema foi do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Mês da consciência negra: o debate necessário

Neste mês da Consciência Negra, a Fundação Perseu Abramo apresenta aqui uma coletânea sobre a igualdade racial e o preconceito, que permeia os vários aspectos cotidianos da população negra do Brasil. Confira também a entrevista exclusiva do Portal com o diretor da FPA e dirigente da CONEN - Coordenação Nacional das Entidades Negras, Flávio Jorge Rodrigues da Silva sobre as ações do movimento negro na conjuntura das eleições municipais e da crescente violência contra a população da periferia.

Prefeitos eleitos de Minas Gerais querem implementar políticas de igualdade racial

Um grupo de novos prefeitos visitou a SEPPIR na semana passada para conhecer as políticas que podem implementar em seus municípios.

Artigo: 20 de Novembro, Dia Nacional Consciência Negra - por Rosana Souza e Rosane Silva

Nessa data, que marca a luta e as conquistas do povo negro do nosso país, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para falar diretamente com e sobre as trabalhadoras domésticas, categoria majoritariamente constituída de mulheres negras.

Números mostram avanços na redução da desigualdade racial

Setenta e cinco por cento dos 36 milhões de brasileiros que foram incluídos, na última década, na classe média no Brasil são negros. Isso significa que a participação da população negra na classe média subiu de 38% em 2002 para 51% neste ano. Aliado a esse fato, a desigualdade salarial entre brancos e negros no País e a exclusão dos afrodescendentes no mercado de trabalho apresentaram um declínio nos últimos anos.

Páginas

Subscribe to Em Pauta: Combate ao Racismo