s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Pré-Sal sob risco

23 de maio de 2017

 
Foi aprovado na última quarta-feira (24), um substitutivo ao projeto de lei de José Serra, que pretendia tirar da Petrobras a prerrogativa de ser a única operadora do pré-sal. O substitutivo é um meio-termo entre a regra atual e a que proposta do senador tucano. Caso seja aprovado na Câmara, o Conselho Nacional de Política Energética oferecerá a Petrobras a exploração mínima de 30% em cada campo a ser leiloado e a estatal terá 30 dias para definir se aceita ou se abre mão dessa prerrogativa.
O portal Carta Maior fez um levantamento a respeito dos senadores que mais participaram das discussões. A senadora Gleisi Hoffmann voltou a defender a participação da Petrobras, afirmando que tirar a preferência da estatal seria como “entregar o filé mignon”.
Rui Falcão, presidente nacional do PT, afirmou em artigo no portal Brasil 247 que o PT continuará “se posicionando contra o entreguismo golpista”, representado pelo projeto de lei tucano.
Para ser aprovado o projeto precisa passar ainda pela Câmara dos Deputados e ser sancionado pela Presidenta Dilma.
Outros temas:
Alemanha aprova regras mais duras para entrada e permanência de refugiados no país
De acordo com a nova lei, serão criados centros de acolhimento em todo o país para processar os pedidos de asilo de grupos específicos “com baixa probabilidade de permanência” em, no máximo, três semanas. Nessa categoria, por exemplo, estão aqueles que vêm de países considerados “seguros” (no caso, Marrocos, Argélia e Tunísia) ou que já tiveram pedidos de entrada negados. Os que apresentarem documentação falsa também serão analisados por esses centros. A ideia é retirar essas pessoas de forma mais ágil da Alemanha. Confira no Ópera Mundi.
O que está por trás da demissão do diretor da Veja
Paulo Nogueira, em artigo publicado no ‘Diário do Centro do Mundo’ faz uma análise a respeito da demissão do diretor da Veja, Eurípedes Alcântara. Segundo o autor do artigo, a mudança veio tarde e não representa, necessariamente, uma mudança efetiva na linha editorial da revista. Você pode ler o artigo, clicando aqui.
Diretora da OMS elogia ações do governo Dilma no combate ao zika vírus
A Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, elogiou as ações do governo federal no combate ao zika vírus. Ela reforçou que o governo federal tem trabalhado firmemente para combater o Aedes, mas ressaltou a importância de apoio nesta luta. Confira na Agência PT.
Como é o sítio de Alckmin, para onde ele e família vão em aeronaves do governo
Em janeiro, noticiou-se que a primeira dama do estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, a Dona Lu, utilizou as aeronaves oficiais em mais ocasiões do que os 25 secretários juntos.
Entre 2011 e 2015, ela fez 132 viagens, enquanto o secretariado do marido marcou 76. A resposta da assessoria de imprensa foi a de que ela estava cumprindo a agenda do Fundo Social de Solidariedade, entidade que preside.
O DCM obteve a planilha dos vôos através da Lei de Acesso à Informação. Confira o que o portal descobriu.
Moema questiona conluio entre FHC e Globo e critica moral seletiva da direita
Em pronunciamento na Câmara, nesta quarta-feira (24), a deputada Moema Gramacho (PT-BA) questionou por que as denúncias contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não são investigadas e não recebem o mesmo tratamento midiático dos episódios que envolvem o PT, o ex-presidente Lula e o governo da presidenta Dilma Rousseff. Moema também indagou por que a Rede Globo manteve a jornalista Miriam Dutra trabalhando na Europa tanto tempo, mas sem qualquer registro de trabalhos que a repórter tenha realizado. Confira o que a deputada disse, no portal PT na Câmara.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *