s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Em Pauta Conjuntura: Orientações e roteiro para o debate

24 de março de 2015 | Notícias

 

 

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização e pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Orientações para as instâncias e mandatos do PT ampliarem o debate:

1. Convocar, de forma organizada, plenárias e reuniões de instâncias e mandatos e realizar seminários e debates sobre estes temas importantes da conjuntura, usando o boletim “Em Pauta Conjuntura” e o roteiro, elaborados pela Escola Nacional de Formação.

2. O Material produzido pela Escola de Formação deve, sempre que possível, ser impresso e distribuído para os filiados e filiadas. Vale a pena também organizar panfletagens e distribuir este material.

3. As direções deverão, sempre que possível, pautar os meios de comunicação locais para ampliar o debate na sociedade, por isso, é muito importante preparar e distribuir releases e procurar as rádios, os jornais e os/as blogueiros/as da sua cidade.

4. Realizar a panfletagem digital pelo Facebook, Whatsapp, Twitter e blogs, ou enviar os boletins por e-mail para todos os filiados e filiadas, com orientação de que eles distribuam os textos para suas famílias e amigos/as.

5. Os parlamentares do PT devem levar estes temas para os plenários das Câmaras Municipais, das Assembleia Legislativas e do Congresso Nacional e auxiliar os Diretórios Municipais e Zonais na mobilização da Militância em torno deste debate.

Roteiro sugerido para utilizar o boletim “Em Pauta Conjuntura” em uma reunião de instâncias ou mandatos:

1) Saudação de boas-vindas

Providenciar: Lista de presença com campos para serem preenchidos: nome, telefone e e-mail.

O/A coordenador/a da atividade se apresenta, faz uma saudação de boas-vindas aos presentes e propõe uma apresentação dos participantes: cada participante diz seu nome, de onde é e sua atuação política.

2) Apresentação dos objetivos e da dinâmica da atividade

O/A coordenador/a apresenta os objetivos e a dinâmica da atividade:

Objetivos:

– Debater um tema da conjuntura, para contribuir com a formação e preparação da militância para os debates do V Congresso do PT.

Dinâmica:

– Faremos uma leitura de textos, debate em pequenos grupos, orientado por duas perguntas, apresentação e síntese.

3) Leitura do Boletim Em Pauta Conjuntura

Providenciar cópia dos textos sugeridos no boletim, ou projeção (computador e projetor).

– O/A coordenador/a distribui cópias do boletim Em Pauta Conjuntura para todos/as os/as participantes.

– Sugere que algumas pessoas façam a leitura do texto em voz alta (revezando pessoas).

4) Diálogo em grupos

Providenciar folhas sulfite e canetas.

– Após a leitura, o/a coordenador/a divide os participantes em pequenos grupos, de no máximo 5 pessoas, e pede que respondam a perguntas elaboradas de acordo com os conteúdos de cada Em Pauta Conjuntura, como, por exemplo:

a) Como o financiamento público de campanha pode fortalecer a democracia?

b) Quais avanços são mais urgentes em nossa democracia?

– Orientar para que anotem as respostas em uma folha e indiquem uma pessoa do grupo para apresentar as conclusões.

5) Diálogo em plenária

– Após a conclusão do debate em grupos, o representante faz a leitura das respostas elaboradas pelo seu grupo.

– O/A coordenador/a ou um/a convidado/a faz uma síntese dialogada, abrindo para algumas intervenções dos participantes.

6) Próximos Passos

É sempre muito importante manter a militância mobilizada!

– O/a coordenador/a deve deixar agendada uma próxima atividade, divulgar e convidar a todos/a para uma agenda de mobilização, sugerir para escreverem sobre o tema debatido nas suas redes digitais (Whatsapp, Facebook, Twitter, blogs, grupos de e-mails) e/ou dialogarem sobre os temas com sua família e amigos/as.

7) Avaliação e encerramento

– O/a coordenador/a pede para que cada participante diga, em uma palavra, o que achou da atividade.

– Agradece a presença e participação de todos/as e encerra.

Boa leitura e bom debate!

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *