s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Em Pauta Conjuntura: A direita nas ruas

27 de março de 2015 | Notícias

1. Especial Carta Maior: Direita nas ruas
 
A Carta Maior está com um ‘caderno’ especial sobre a Direita nas ruas. Vale a pena visitar e ler os artigos, que discutem desde os motivos pelos quais a direita está nas ruas, até como se dá a atuação parlamentar da direita e com qual objetivo.
 
 
2. Debatendo a lava jato (2) — entrevista com Wadih Damous
 
Paulo Moreira Leite realizou uma entrevista com o ex-presidente da OAB (2007-2012) e hoje presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous; na entrevista é discutida a questão do habeas corpus como direito dos investigados pela Operação Lava Jato, mas que está servindo como motivo de chantagem para que os investigados façam a delação premiada.
 
 
3. A carta aberta dos professores a Ali Kamel: Globo ouve o governo tucano, mas não ouve os grevistas
 
Os professores da rede pública estadual (SP) fizeram uma carta aberta ao diretor de jornalismo da Rede Globo de Televisão, Ali Kamel, com o intuito de questionar os motivos pelos quais a emissora ignorou um ato com mais de 40 mil professores nas ruas.
 
 

4. Dilma assina Medida Provisória que garante a manutenção do crescimento real do salário-mínimo.
 
O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), elogiou a decisão da Presidenta Dilma Rousseff de assinar Medida Provisória (MP) que estabelece a atual política de reajuste do salário-mínimo para o período entre 2016 e 2019. O líder lembrou que a valorização do salário-mínimo foi um dos instrumentos centrais para o Brasil atravessar a crise internacional iniciada em 2008 sem que seu peso recaísse sobre os trabalhadores.
 
Entenda a importância da medida, lendo esta matéria.
 
5. Paulo Rocha é o escolhido para presidir CPI do HSBC no Senado
 
Foi instaurada na Câmara dos Deputados, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo mundialmente conhecido como SwissLeaks (caso de evasão fiscal, em contas secretas no HSBC, na Suíça). 
 
O Deputado Paulo Rocha (PT-PA) será o responsável por presidir a CPI. 
 
 
6. STF abre processo contra Agripino Maia (DEM)
 
O presidente do Democratas (DEM) será investigado pelo Superior Tribunal Federal pela acusação de ter cobrado propina no valor de 1 milhão de reais de um empresário no Rio Grande do Norte.
 
Entenda toda a acusação, lendo a matéria neste link.
 
7. Maria do Rosário critica proposta de redução da maioridade penal
 
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos direitos humanos, criticou a proposta para que se reduza a maioridade penal no país.
 
“Sabemos que esse discurso de redução de maioridade penal para 16, 14 ou 12 anos, contidas nas medidas em tramitação na Câmara dos Deputados, é exatamente aquilo que não pode acontecer. É o mesmo que um pai ou uma mãe desistir de um filho. Um País não pode desistir dos seus filhos, dos seus jovens, das suas crianças”, defendeu Maria do Rosário.
 
 
8. Ministro das Relações Exteriores detalha prioridades da política externa brasileira
 
A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) definiu o clima da audiência que ouviu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como “um clima que lembrava os tempos da Guerra Fria”.
 
A audiência, que foi marcada pelo próprio ministro, foi uma oportunidade de debater alguns aspectos da nossa política externa que estão sendo questionados pela oposição.
 
Saiba o tudo que aconteceu na audiência, clicando aqui.
 

9. Explanação do presidente do Banco Central no Senado faz cotação do dólar cair
 
Especulou-se na semana passada, que o Banco Central poderia acabar com o instrumento de proteção do câmbio – os chamados swaps cambiais. Na manhã da última terça-feira(24), o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, desmentiu o boato na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
 
A simples explanação de que não se tratava de um fato real, fez a cotação do dólar cair de R$3,16 no início do dia, para R$3,09, no início da tarde, quando a explicação se dava.
 
Entenda toda essa questão, lendo esta matéria.
 
 
Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!
Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *