s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em 1910, mulheres socialistas criam o Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres representa a luta e a mobilização das mulheres desde o início do século 20.
Em 1910 foi definido um dia de luta das mulheres para todo o movimento socialista internacional, na segunda Conferência de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, Dinamarca. Esse dia de luta foi proposto
por Clara Zetkin, dirigente do Partido Social Democrata alemão, e outras militantes.
Nos anos seguintes, as mobilizações do Dia Internacional das Mulheres foram realizadas anualmente em diversos países, mas em datas diferentes. Mais tarde, o dia 8 de Março foi escolhido para ser a data unificada, porque, nesse dia, em 1917, uma importante mobilização de trabalhadoras russas foi o estopim que deu início à Revolução Russa.
Em 2010, completaram-se cem anos da criação do Dia Internacional das Mulheres. Retomar o 8 de Março dentro das tradições das correntes socialistas do feminismo ajuda a reafirmar a data como um dia de ação política.

Saiba mais:

Este texto extraído do caderno Feminismo e Organização das Mulheres Petistas, material base da Jornada 1ª Jornada Nacional de Formação das Mulheres, iniciada pela Escola Nacional de Formação do PT em 2010. Acesse o caderno completo na área restrita do Portal ENFPT, clicando aqui.