s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Crescimento do emprego e controle da inflação mostra estabilidade da economia brasileira, diz Bittar

09 de agosto de 2013 | Notícias

Fonte: Site do PT, em 10 de maio de 2013.

Orinalmente publicado por PT na Câmara

A avaliação é do deputado Jorge Bittar (PT-RJ), coordenador da Bancada do PT na Comissão Mista de Orçamento.

Jorge Bittar explicou que o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) muito próximo de zero é muito positivo, porque esse índice é o sinalizador da evolução futura da inflação brasileira.

“Os números confirmam o que a equipe econômica brasileira vem garantindo: que a inflação no País está sob controle, embora a oposição e parte da grande mídia tenham dificuldade em reconhecer”, afirmou.

Bittar destacou ainda que o IGP-M medido no mesmo período, em abril deste ano, era de 0,42%. “O declínio registrado nesse começo de maio foi grande, confirmando o controle dos componentes desse índice”, acrescentou.

Emprego – A alta de 0,2% registrada pelo IGBE em março e divulgada nesta sexta-feira (10), no emprego na indústria brasileira, mostrou melhora após queda de 0,3 % em dezembro, recuo de 0,1 % em janeiro e estabilidade em fevereiro. “Isso é fruto das políticas de incentivo adotadas pelo governo Dilma para facilitar a compra de equipamentos para o setor”, avaliou Jorge Bittar.

IGP-M – O IGP-M também foi divulgado nesta sexta-feira (10), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador apurou alta de 0,03% ante elevação de 0,42 % no mesmo período de abril. O índice também mostrou desaceleração em relação ao fechamento de abril, quando houve alta de 0,15%. A primeira prévia do IGP-M calcula as variações de preços no intervalo entre os dias 21 e 30 do mês de abril.

Além de medir a evolução do nível de preços, o índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

IPCA – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, por ser usado como base para as metas do governo, ficou em 0,55% em abril, conforme divulgou o IBGE, na quarta-feira (8). Com isso, a inflação acumulada em 12 meses foi de 6,49%. “Estamos na meta do que foi estabelecido pelo Banco Central, que é de 6,5%”, conclui Bittar.

 

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *