s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Desenvolvimento Local Sustentável

Notícias

Rio+20: Video com a Secretária de Combate ao Racismo do PT

14 de junho de 2012

Rio+20: Debate envolverá comunidades tradicionais e religiões de matrizes africanas

Fonte: Portal do PT, em 13/06/2012

[[{“type”:”media”,”view_mode”:”media_large”,”fid”:”472″,”attributes”:{“alt”:””,”class”:”media-image”,”style”:”height: 315px; width: 560px; margin: 2px;”,”typeof”:”foaf:Image”}}]]

O agravamento das questões ambientais levou diversos grupos a participarem de debates na Conferência Mundial sobre o desenvolvimento sustentável.

Segundo Cida Abreu, secretária nacional de Combate ao Racismo do PT, as discussões envolvem vários segmentos que já trabalhavam de alguma forma o tema.

“O que vamos viver na Rio + 20 é de suma importância para todos os temas que o PT vem tratando ao longo da sua história . No que diz respeito ao combate ao racismo, nós vamos tratar da sustentabilidade ambiental refletindo a partir das comunidades tradicionais, que são as comunidades quilombolas e as comunidades de religiões de matrizes africanas. É um debate que faz parte da nossa história há séculos e que o PT tem uma posição de defender em todos os aspectos a sustentabilidade política e agora vamos traçar um debate sobre o que significa sustentabilidade ambiental a partir da realidade das comunidades de terreiros, das comunidades quilombolas”, explicou a secretária mostrando ainda como objetivo a elaboração de um debate para desenvolver uma ação política com apoio do movimento social.

Participam do debate o deputado Marcio Macedo (PT-SE), presidente da Comissão de Mudanças climáticas da Câmara Federal e membro permanente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Julio Barbosa, secretário nacional de Meio Ambiente do PT.

A sacerdotisa da Casa do Perdão, Flavia Pinto ( Prêmio Direitos Humanos de Diversidade Religiosa 2012 ), coordenadora do mapeamento de Terreiros do Rio de Janeiro e membro do Comitê Nacional de Diversidade Religiosa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República deverá apresentar propostas para o debate.

Lamiel Leopoldino Barreto, presidente da Comunidade Quilombola Maria Romana e Coordenador Nacional da CONAQ, também participa como debatedor juntamente com Marcelo Dias – superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro.

Cida Abreu, que coordenará a mesa, enfatizou o debate. “É um debate que já é histórico, mas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, o PT vai estar tratando com lideranças, com referências nacionais que estão levando para Rio + 20 este debate”.

O debate acontece no dia 16 de junho, às 16h30, na tenda Milton Santos.

(Redação Portal do PT)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *