s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

PNUD divulga resultados da pesquisa Atlas Brasil 2013

30 de julho de 2013 | Notícias

No dia 29 de julho, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou os resultados da pesquisa Atlas Brasil 2013, que é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos 5.565 municípios brasileiros.

Além do IDHM, o Atlas traz 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, obtidos por meio de dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. A novidade da edição deste ano é que os resultados serão disponibilizados por meio de uma plataforma digital, gratuita e acessível: o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013.

É importante ressaltar que os dados do Atlas 2013 apontam um avanço significativo do IDHM das cidades brasileiras em 20 anos. Segundo o levantamento, o Brasil, atualmente com Alto Desenvolvimento Humano, melhorou sua classificação em relação às edições anteriores. Em 2000, registrava Médio Desenvolvimento Humano e em 1991, Muito Baixo Desenvolvimento Humano.

Cerca de 74% dos municípios brasileiros se encontram nas faixas de Médio e Alto Desenvolvimento. O restante, 25%, está entre aqueles que apresentaram Baixo ou Muito Baixo Desenvolvimento Humano, um total de 1.431. A região Nordeste ainda é a que concentra o maior número de municípios no grupo de Baixo Desenvolvimento Humano (61,3%). No Norte do país estes somam 40,1%.

Entre as que registram o maior número de municípios na faixa de Alto Desenvolvimento Humano estão as regiões Sul (64,7%) e Sudeste (52,2%). O Centro-Oeste e o Norte aparecem como as regiões com maior número de municípios classificados com Médio Desenvolvimento Humano. Registraram, respectivamente, 56,9% e 50,3% nesta categoria.

Clique aqui para acessar o Atlas e pesquisar os dados do seu município!

Fonte: IPEA

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *