s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Plenária do Fórum 21

02 de setembro de 2015 | Notícias

Meus caros,

É dispensável qualificar a gravidade do momento histórico brasileiro.

Mas é imperioso acionar energias e  convicções para romper a prostração que guarda relação de causa e efeito com a crise que nos consome.

Desde dezembro de 2014,  dezenas de reuniões foram realizadas em residências, sindicatos e entidades da sociedade civil, na tentativa de encontrar saídas para a  encruzilhada que capturou o país.

Entre elas, as iniciativas do Fórum21, que avançaram além da mera constatação dos impasses.

Mas que, a exemplo das demais,  carecem ainda de interação, organicidade, calendário e recursos para assumir o protagonismo de uma frente progressista que todos sabemos ser imperioso.

Mesmo nos piores momentos da vida brasileira, sob a repressão de um aparato ditatorial impiedoso e da censura mais esférica à opinião democrática e progressista, conseguimos reunir as reservas morais e intelectuais da nação para reagir.

Felizmente, não vivemos hoje sob uma ditadura das armas.

Mas enfrentamos um compacto sistema de asfixia ideológica e financeira talvez inédito na história nacional.

Ele sonega à sociedade o debate desassombrado do passo seguinte do nosso desenvolvimento, em meio a um recrudecimento da crise mundial; interdita projetos alternativos ao receituário conservador e desqualifica a política, portanto a democracia, como verdadeiro locus de um futuro hoje capturado pela usurpação dos mercados.

A nossa primeira resposta deve ser mais democracia.

Inclui-se nesse mutirão de engajamento  reavivar o Fórum21.

Essa é uma tarefa que todos podemos e devemos assumir.

Nos últimos dias venho reunindo com vários companheiros, dispersos em grupos de debates durante os últimos meses.

São companheiros da USP, do grupo do Aytan Sipahi, Helenita Sipahi e Adilson Citelli, bem como professores da FGV,  que aceitaram o desafio de reunirmos forças em torno do Fórum21.

Com essa adesão ganhamos nova musculatura intelectual e organizativa para enfrentar os dias difíceis que estamos vivendo e os que estão por vir.

Convido-os para  uma ampla e aguerrida plenária do Fórum 21, à altura da gravidade que a crise brasileira e mundial cobra da consciência progressista e democrática nesse momento.

Esperamos uma presença significativa e expressiva de companheiros que querem um país que respeite os preceitos constitucionais, a decisão soberana do povo brasileiro e a convivência social, tão abalada nos últimos tempos.

Vamos todos à plenária do Fórum21, para construirmos uma pauta e uma agenda de debates e produção de textos e seminários, que promovam a democracia, o Estado de Direito, o respeito às instituições e às pessoas, fortalecendo a consciência do povo brasileiro em torno de um projeto de nação soberana e para todos.

Plenária do Fórum21

Data: 3 de setembro de 2015

Horário: 19h

Local: Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, nº 25, Bela Vista, São Paulo/SP

Confira os documentos anexos:

Carta de Princípios do Fórum 21 e Ata da última reunião do Grupo Executivo.

[download id=”8023″]

[download id=”8027″]

Shares

0 comentários