s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Fundamental para o Nordeste, Dilma inaugura etapa da transposição

20 de dezembro de 2015 | Notícias

A presidenta Dilma Rousseff vai inaugurar, nesta sexta-feira (21), a primeira etapa de uma das obras mais importantes para o semiárido nordestino, a transposição das águas do Rio São Francisco. Será acionado pela primeira vez o sistema de bombeamento responsável pela transposição das águas pelo Eixo Norte do projeto. A inauguração do trecho se dará durante visita da presidenta à cidade de Cabrobó, em Pernambuco, a 530 quilômetros da capital pernambucana, Recife.

Essa primeira etapa atende parte dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O funcionamento da casa das bombas, na Estação 1, antecede a inauguração do trecho do projeto de transposição que levará a água bombeada até o primeiro reservatório do eixo Norte, a barragem de Tucutu, num percurso de nove quilômetros de canal.

O trecho entra em operação experimental dez meses depois de o Eixo Leste realizar sua primeira captação de água com acionamento do conjunto de motobombas na região de Petrolândia (PE), onde haverá conexões para abastecer o sertão e o agreste de Pernambuco e da Paraíba.

Legado – As obras de transposição foram aprovadas e iniciadas no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (2003-2010).

O último balanço do Ministério da Integração Nacional sobre a obra, elaborado em maio, indicou que cerca de 76% do projeto estavam prontos. A entrega do conjunto completo está prevista para 2017.

A obra integra a agenda positiva do país, eleita pelo governo como instrumento da retomada do crescimento econômico, conforme declaração do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, na segunda-feira (17).

Para ele, o acionamento será um “momento histórico”, devido à importância do projeto para as populações do interior dos estados nordestinos.

Os testes preliminares da estação, realizados na semana passada, indicam que a primeira etapa das obras no maior rio em território exclusivamente nacional já pode entrar em operação e atender o objetivo sonhado por Lula:

“Transformar o sertão com um mar de água doce, para cultivo da roça; promover o desenvolvimento agrícola nas margens dos canais; e estimular a agricultura familiar, retendo o homem e a mulher no campo com maior qualidade de vida”.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Fonte: Site do PT

Shares

0 comentários