Notícias

PT faz mobilização pela reforma política

O Partido dos Trabalhadores comemora, no dia 10 de fevereiro, os 35 anos da legenda. A data, no entanto, também marcará a mobilização do partido pela reforma política.

Bancada do PT diz “sim” à Reforma Política

Deputados da bancada do PT na Câmara manifestaram apoio à reforma política, votando “sim” na proposta do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a reforma, nas mais de 40 mil urnas espalhadas pelo Brasil. A votação no plebiscito para mudar o sistema político teve o apoio de aproximadamente 450 organizações da sociedade civil e iniciou-se no dia 1º de setembro.

Para Dilma, Reforma Política é essencial para avanço do País

Neste 7 de setembro de 2014, de Proclamação da Independência, a presidenta da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, comemorou de um jeito diferente. Após participar das tradicionais homenagens, Dilma discutiu sobre a reforma política no Brasil com líderes de movimentos dos setores sindicais, culturais, rurais e da juventude geral e partidária, tal como Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT.

Jovens e estudantes votam SIM pela Constituinte e reforma política

Durante esta semana, até dia 07 de setembro, estão espalhadas em todos os cantos do país, urnas de votação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana pela Reforma Política. As escolas e as universidades também são locais de votação. Mais do que isso, são espaços estratégicos para dialogar e conquistar a consciência e a participação, principalmente da juventude.

Plebiscito Popular pela Reforma Política

Movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o País preparam desde 2013 a realização do Plebiscito Popular pela Reforma Política, marcado para a semana de 1º a 7 de setembro. Por todo esse período o Partido dos Trabalhadores tem estimulado os debates entre a militância – abrindo espaço, inclusive, para pessoas interessadas mas que não fossem filiadas ao PT.

Em vídeo, Lula defende a Reforma Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em vídeo, a importância da reforma política para o Brasil e solicitou o engajamento dos militantes do PT na campanha de assinaturas para garantir o projeto de iniciativa popular.

Berzoini defende voto em lista e fim do financiamento de empresas para campanhas

Ricardo Berzoini defende o voto em lista, um processo eleitoral que fortaleça os partidos. Além disso, ele diz que é preciso afastar o financiamento por parte de empresas para campanhas eleitorais. Ele acredita que as medidas permitiriam que o cidadão se sentisse mais representado pelo Legislativo. Sobre o financiamento de campanhas, ele defende um sistema em que haja contribuições limitadas de pessoas físicas somado a um fundo público modesto para as campanhas.

Reforma política é prerrogativa do Legislativo, diz presidente da Câmara

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), criticou hoje (17) a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar a constitucionalidade de doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. “O STF vai ter que entender que reforma política, na sua integralidade, é prerrogativa única do Poder Legislativo, com todo respeito ao Poder Judiciário”, disse Alves.

Líder do PT lamenta timidez da minirreforma eleitoral aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto da minirreforma eleitoral (PLS 441/2012), que pretende reduzir custos das campanhas. O texto aprovado hoje limita a contratação de canos eleitorais e mantém a proibição de doações a candidatos feitas por concessionários e permissionários de serviços públicos. Esses dois itens haviam caído durante a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados e foram reinseridos no retorno da matéria ao Senado.

Resolução sobre o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva

O Diretório Nacional do PT, reunido em São Paulo no dia 18 de novembro de 2013, frente ao lançamento, neste fim de semana em Brasília, da campanha de organização do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva para a Reforma Política, manifesta-se por apoiar e integrar esse importante movimento social organizado em defesa da Reforma Política.