s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Petrobras

Notícias

Novo Relatório de Tecnologia está disponível no site da Petrobras

11 de novembro de 2013

Está disponível, em nosso site, o novo Relatório Tecnologia Petrobras, que reúne os principais resultados obtidos nas áreas de Engenharia Básica e Pesquisa & Desenvolvimento ao longo de 2012. Desenvolvido pelo Cenpes, o relatório – divulgado também em inglês – contém dados que apontam algumas tendências nas quais estamos investindo para garantir o crescimento sustentável que temos demonstrado ao longo de nossa história.

“Somente nos últimos dez anos, os investimentos da Petrobras em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) cresceram 22,7% ao ano e, em 2012, atingiram US$ 1,1 bilhão. Esse investimento em P&D está inserido em nosso Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017, que tem como meta investir US$ 236,7 bilhões nas áreas de Exploração & Produção, Abastecimento, Gás e Energia e demais áreas da empresa”, afirma a presidente Graça Foster em sua mensagem publicada no relatório. “Buscamos intensamente soluções tecnológicas inovadoras, focadas na otimização e aprimoramento das nossas atividades e empreendimentos, com resultados diretos para os negócios.”

Nossa estratégia tecnológica está organizada de acordo com três grandes eixos direcionadores do desenvolvimento tecnológico: a expansão dos limites atuais dos nossos negócios, a agregação de valor e diversificação dos produtos e a sustentabilidade da indústria de energia. Entenda:

Expansão dos limites – compreende as linhas de pesquisa e projetos voltados para a descoberta de novas fronteiras exploratórias, otimização da produção, produção no pré-sal, sistemas submarinos de produção, reservatórios não convencionais, logística e comercialização de gás natural, refinos de óleo do pré-sal, entre outros.

Agregação de valor e diversificação dos produtos – inclui os projetos voltados para ampliar a diversidade de fontes de energia e diversificar a carteira de produtos que oferecemos. Desenvolver novos combustíveis, lubrificante e produtos especiais, novas tecnologias para atividades petroquímicas, biocombustíveis e bioprodutos, além de otimizar usinas termelétricas e plantas que produzem amônia e ureia estão no rol desse eixo.

Sustentabilidade – engloba projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à sustentabilidade de nossos produtos. Nesse pilar, o objetivo é mitigar e prevenir impactos negativos. Eficiência energética e operacional, segurança, gestão de água, efluentes, emissões e caracterização da biodiversidade estão contempladas.

Fonte: Blog da Petrobras

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *