s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Petrobras

Notícias

Ministra Marta anuncia patrocínio da Petrobras para museus, no valor de R$ 20 milhões

11 de novembro de 2013

Doze projetos da área de museus serão contemplados com patrocínio da Petrobrás, no valor total de R$ 20 milhões, entre 2013 e 2014.

O aporte faz parte da ação cultural do Ministério para a Copa do Mundo e vem somar a outros investimentos já anunciados pela pasta, como o Concurso Cultura 2014. Os recursos serão destinados para a requalificação dos museus, inclusive de suas exposições. Há previsão de utilização de recursos em audioguias e material trilingue.

No Nordeste, quatro equipamentos importantes receberão recursos:

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco com a revitalização e requalificação da exposição de longa duração;
O Museu da Cidade do Recife, em Olinda;
A Pinacoteca do Palácio de Cultura, em Natal, que será revitalizada;
E ainda a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.

O estado do Rio de Janeiro, que também receberá as Olimpíadas de 2016, terá cinco museus beneficiados com este recurso. Dois deles em Petrópolis: O Museu Imperial, o mais visitado do país, e o Palácio Rio Negro que era a residência oficial de antigos presidentes da República; Na capital, mais dois equipamentos serão contemplados: o Museu da República e o Museu Chácara do Céu. E ali pertinho, em Paraty, o Museu de Arte Sacra.

Com um importante acervo da época do império, o Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora também será um dos contemplados. O museu dialoga com o Museu Imperial e fica entre duas cidades-sede, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Estão na lista ainda, a requalificação do Museu Lasar Segall, em São Paulo e a criação do Portal dos Museus, site de busca que beneficiará todos os museus brasileiros, mas que em um primeiro momento terá a sua atuação voltada principalmente para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Para conhecer a lista dos equipamentos contemplados, clique aqui.

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *