
O Partido dos Trabalhadores é pioneiro na defesa da participação feminina no PT e nos demais espaços de poder e direção do País. Exemplo disso foi a conquista da paridade de gênero, aprovada com comoção pela maioria indiscutível do partido no 4º Congresso Nacional do PT. Essa vitória garantiu que direções, delegações, comissões e cargos em funções específicas de secretarias sejam compostos por 50% de mulheres. Para homenagear essa e outras conquistas, além da luta histórica das mulheres, o Em Pauta traz uma edição especial no mês das mulheres, com artigos e notícias sobre a participação feminina na política e na sociedade brasileira. Confira!
A pouca participação das mulheres na política precisa ser reformulada radicalmente
Conceituar as diretrizes de atuação alinhadas com as diretrizes da Secretária de políticas para as Mulheres fortalece as mulheres no interior do Partido” diz a ministra.
Políticas públicas e combate ao preconceito marcam debates de Encontro de Mulheres
Com o objetivo de debater a importância do planejamento na administração pública, o modo petista de governar e legislar, além de conhecer e discutir os programas do Governo Federal que podem ser desenvolvidos nos diversos municípios brasileiros, a Secretaria Nacional de Mulheres realiza em Brasília o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT.
Dilma: Gesto de violência contra a mulher é gesto de violência contra a sociedade
A presidenta Dilma Rousseff destacou, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (18), a importância de se denunciar a violência contra a mulher, que ela classificou como um gesto de violência contra a sociedade.
Governo lança Programa Mulher, Viver sem Violência
O governo federal lançou hoje (13) o Programa Mulher, Viver sem Violência. O programa prevê a construção de centros chamados Casa da Mulher Brasileira, que integrarão serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimentto, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda em todas as 27 capitais brasileiras.
Modo Petista: Prefeitura de SP fecha parcerias para priorizar mulher em programas sociais
Secretaria de Políticas para as Mulheres anuncia abordagem ‘intersetorial’ da prefeitura no atendimento às reivindicações pelos direitos femininos e contra as muitas formas de violência de gênero.
Modelo de atendimento à mulher do Brasil será replicado em mais dez países
Serviço telefônico para denúncias de violência contra a mulher irá expandir seu atendimento para países da América do Sul, América Central e Europa.
Cartilha Mulher Cidadã traz informações sobre os direitos das mulheres
A Lei Maria da Penha sancionada em 2006, pelo então presidente Lula, completará sete anos em agosto e tem levado um número cada vez maior de mulheres a denunciar casos de agressão.
Ministra defende PEC que amplia licença-maternidade para todas as trabalhadoras
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse que o Parlamento brasileiro dará um passo à frente caso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07. O texto, que prevê licença-maternidade de 180 dias a todas as trabalhadoras do país, deve ser votado na tarde de ontem (5) pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Plano Nacional define 103 metas e 415 ações para fortalecer papel feminino na sociedade
O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que será lançado neste mês da Mulher, define 103 metas e 415 ações. A nova versão norteará o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e parceiros estaduais, municipais, empresariais e da sociedade civil até 2015.
80 anos do direito de voto feminino no Brasil
No dia 24 de fevereiro de 2012, o Brasil comemora os 80 anos do direito de voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Esta conquista, porém, não foi gratuita.
Câmara: Petistas homenageiam as mulheres e defendem sociedade igualitária
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher – 8 de março.
Políticas de proteção à mulher avançam, mas ainda há violência no país, diz ministra
A ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse nesta quinta-feira (7) que políticas e medidas importantes para protegê-las vêm avançando no país. Segundo a ministra, as conquistas não se limitam à Lei Maria da Penha, considerada um marco na luta pelos direitos femininos, válida desde setembro de 2006.