s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Notícias

Marco Civil da Internet está em vigor

O Marco Civil da Internet já está em vigor. O código sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em abril deste ano começou a valer na segunda-feira (23). Ele define os direitos e deveres de usuários e provedores de internet. A Lei 12.965/14 é um importante avanço na defesa da segurança, privacidade e liberdade de expressão na rede.

Roteiro: Histórico do marco civil

O Caminho percorrido para aprovação da “Constituição da Internet” foi longo. A iniciativa da criação do projeto de lei partiu da sociedade civil, após ter enfrentado e derrotado o chamado AI-5 Digital do então senador Eduardo Azeredo que criminalizava a internet.

Roteiro: Espionagem e polêmicas

O episódio de espionagem norte-americana fez com que o governo federal, entidades e lideranças se pronunciassem a respeito da importância da nova lei, como, por exemplo, do Deputado Federal e então líder do PT na Câmara José Guimarães (CE) e da Presidenta Dilma deram declarações sobre a importância da regulação da internet no Brasil.

Roteiro: A votação do marco civil

A votação do marco civil sofreu sucessivos adiamentos devido à dificuldade de consenso sobre os temas polêmicos. O último adiamento acorreu em março de 2014. Finalmente, o projeto de lei foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2014, após quase três anos de tramitação.

Roteiro: A legislação do marco civil

O Marco Civil da Internet entrará em vigor em junho de 2014. O texto aprovado e sancionado do Marco Civil da Internet cria um ambiente aberto, democrático e descentralizado na internet e será a legislação mais avançada do mundo sobre os direitos da internet.

Criador da World Wide Web elogia Marco Civil da internet

O criador da World Wide Web (WWW), Tim Berners-Lee, defendeu que o ideal é haver um entendimento global sobre os princípios básicos da internet. A avaliação do físico e cientista da computação foi realizada em entrevista coletiva a imprensa nesta quarta-feira (23), que antecedeu o diálogo “WEB25 anos e uma carta magna global para a internet”, na Arena NETmundial no Centro Cultural São Paulo.

Marco civil dará solidez ao uso da internet, avalia secretário do MCTI

O Marco Civil da Internet levará a rede a uma nova fase no país. A avaliação é do secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, que classifica a regulamentação como extremamente importante para “dar solidez” a esse meio.

Presidenta Dilma sanciona Marco Civil da Internet

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (23) o Marco Civil da Internet, durante a abertura do Encontro Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet (NETmundial).

Soberania digital, vigilância e direitos humanos são debatidos na Arena NETmundial

A soberania digital e vigilância na era da internet foi o tema do penúltimo diálogo da Arena NETmundial, que termina nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O debate foi motivado pelas denúncias de monitoramento e vigilância feitas por Edward Snowden, analista de informação que trabalhava para a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Neutralidade e marco civil da internet são debatidos em evento

A neutralidade e as novas leis de internet foram discutidas nesta quinta-feira (16) na conferência da World Wide Web (WWW2013), o maior evento sobre inovação e tendências a respeito da rede. Em sua 22ª edição, o encontro anual é realizado pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro.

Área Exclusiva

Parte dos conteúdos oferecidos pela Escola Nacional de Formação do PT são exclusivos para filiados do partido. Se você é filiado(a) e que ter acesso a esses conteúdos, é necessário fazer o login aqui no portal da ENFPT, usando as suas credenciais de acesso à Área PT.