s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Rui Falcão quer trabalhadores rurais na mobilização nacional pela reforma política

06 de junho de 2013

Durante abertura do 11º Congresso da CONTAG, o presidente do PT pediu também a participação da categoria na luta pela democraticação dos meios de comunicação.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, participou na noite desta segunda-feira (4) da solenidade de abertura do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) que este ano comemora 50 anos de fundação. A abertura do Congresso ocorreu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e contou com a presença de ministros de Estado, secretários nacionais dos ministérios, lideranças sindicais nacionais, representantes de entidades de classe, dirigentes e ex-presidentes da CONTAG e parlamentares

O presidente do PT reafirmou para os mais de dois mil e quinhentos delegados e delegadas presentes no Congresso o compromisso do PT com as lutas dos movimentos sociais. “O PT tem grande parte do seu DNA nos movimentos sociais do campo e da cidade do Brasil e, consequentemente, um compromisso prioritário com os trabalhadores urbanos e rurais, os pequenos produtores, as mulheres, os negros, os povos da floresta, enfim, com a maioria do povo brasileiro”.

Falcão lembrou o tratamento respeitoso dado pelos governo petista aos trabalhadores rurais. “O nosso governo tem tratado os trabalhadores rurais sem terra com respeito eprocurado resolver os conflitos decorrentes de um país com a concentração fundiária como a que existe no Brasil pro meio de diálogo e não através da repressão como a que ocorreu nos governos anteriores. Nunca nos esqueceremos de Corumbiara e Eldorado dos Carajás e tampouco nos esqueceremos dos vários dirigentes sindicais rurais que caíram na luta pelo simples direito de buscar um lugar para viver”.

O presidente do PT louvou as conquistas e a capacidade dos trabalhadores rurais de tomar iniciativas para envolver o governo na questão agrária, como o “Grito da Terra Brasil” que nasceu na CONTAG, assim como a “Marcha das Margaridas”.

Ele aproveitou o momento para enfatizar três questões que exigem a mobilização do movimento social brasileiro no que diz respeito à reforma agrária: o aumento do poder do governo para promover desapropriações de terras; a aprovação da PEC do Trabalho Escravo que está tramitando no Congresso e o impedimento da aprovação da lei que libera a compra de terras brasileiras por empresas estrangeiras do agronegócio.

Reforma Política e Democratização da Comunicação

Durante a sua fala, Rui Falcão conclamou os trabalhadores rurais a participarem das duas importantes campanhas que o PT pretende promover este ano. “ A primeira é pela reforma política , quando pretendemos coletar as assinaturas necessárias para apresentar uma emenda de iniciativa popular para introduzir o financiamento público de campanhas e o voto em lista na nossa legislação”.

A segunda campanha nacional, que foi aprovada pelo Diretório Nacional do PT, reunido na sexta-feira (1º), em Fortaleza/CE, diz respeito à mobilização nacional pela democratização dos meios de comunicação no País. “ Eu sei do esforço da CONTAG no sentido de articular material de comunicação diariamente para centenas de rádios no Brasil afora, mas não podemos mais aceitar que apenas meia dúzia de famílias poderosas definam o que nosso povo pode ler, ouvir e assistir”, enfatizou Falcão ao término do seu pronunciamento.

Foto: Richard Casas/PT

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *