s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Reforma política: Relatório de Fontana pode ser votado pela Câmara no dia 12

O relator da proposta de reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), destacou nesta sexta-feira (7) a importância da votação de seu relatório, prevista para a próxima semana, no dia 12. “Trata-se de uma votação muito importante e, por isso, estamos trabalhando para sejam votados e aprovados os quatro pontos acordados” afirmou.

O deputado se referiu ao acordo firmado na quarta-feira (5) por líderes partidários, em reunião com o presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS). Os pontos acordados são: financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais; fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais; coincidência de datas de eleições; e sistema de votação misto (legenda nominal).

A declaração de Fontana é reforçada pelo líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP). Em entrevista para a Rede Brasil Atual , o líder do PT afirmou que “as divergências são pontuais” e que “o essencial pra nós é garantir a aprovação do financiamento público exclusivo de campanha. Se tiver acordo em relação a isso, os outros temas a gente aceita conversar.” O financiamento público faz parte do relatório produzido por Henrique Fontana.

O documento foi apresentado à Câmara no início do ano. “É o financiamento privado que contamina a política brasileira, aumenta corrupção e deixa o Parlamento e o Executivo reféns de determinados grupos econômicos”, disse Jilmar Tatto..

De acordo com Tatto, existe um acordo com as lideranças partidárias para votar na próxima quarta-feira, dia 12.

Fonte: Site do PT