s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Proposta de reforma política poderá ser votada nesta semana na Câmara

06 de junho de 2013

Deputado João Paulo Lima (PT-PE) fala sobre os esforços para se chegar a um acordo sobre os pontos relevantes do projeto

A proposta de reforma política tramita na Câmara dos Deputados há quase dois anos e poderá ser votada esta semana caso haja acordo de líderes.

Segundo informações do deputado João Paulo Lima (PT/PE) foi necessária muita negociação e alguns partidos cederam em algumas questões. O ponto central do debate ficou em torno do financiamento público de campanha.

“Como está muito difícil estamos lutando para que, no mínimo, três questões sejam aprovadas no Congresso Nacional. Primeiro o financiamento público de campanha, que é fundamental para evitar a corrupção, desvios de recursos e para que setores significativos da sociedade, principalmente das representações populares de trabalhadores possam disputar as eleições. Segundo é a participação da mulher”, explicou João Paulo.

A proposta de votação em uma lista fechada não foi totalmente aceita e a cláusula de barreira deverá ser extinta. Por essa regra, os partidos que não atingiram um coeficiente mínimo para a eleição, não têm direito a eleger deputados ou vereadores.

Pela nova proposta, depois de distribuídas as vagas que cabem a esse coeficiente, as vagas restantes seriam novamente distribuídas entre todos os partidos, e não apenas entre os que atingiram aquela votação.

Foto: Richard Casas/PT

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *