s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Parlamentares do PT defendem plebiscito e participação popular

18 de julho de 2013

Parlamentares da Bancada do PT manifestaram apoio total à proposta de plebiscito sobre a reforma política encaminhada pela presidenta Dilma ao Congresso Nacional.

Para os deputados ampliar as formas de participação popular é o melhor caminho para fortalecer a democracia.

O deputado André Vargas (PT-PR), primeiro-vice presidente da Câmara, afirmou que o Brasil vive um momento especial que precisa ser entendido. “Temos que entender o que vem das ruas e aquilo que eventualmente não está presente nas ruas, mas que são também pleitos importantes e precisam ser considerados na agenda governamental. Temos que aproveitar essa energia positiva porque esta Casa é um espaço democrático que tem voz e tem que ter vez”, disse.

A deputada Iara Bernardi (PT-SP) disse que é necessário uma resposta à população sobre o tema. “Manifesto apoio ao pedido da Presidenta Dilma para que o Congresso Nacional se debruce sobre esse tema e dê um retorno e uma satisfação ao que a população brasileira hoje clama nas ruas”, disse.

“Espero que o Congresso Nacional não se furte a apoiar também esse plebiscito, principalmente sobre a reforma política, porque a participação de todos os setores envolvidos da sociedade nesse tema é  importante”, frisou Iara Bernardi.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) elogiou o que chamou de “coragem” da presidenta Dilma. “Temos que ter a sensibilidade política de enfrentar os problemas políticos. Cabe aos deputados que consideram que a reforma política é um tema relevante colocar o tema na pauta”, disse.

Para o deputado Décio Lima (PT-SC) a ideia de consultar a população por meio de um plebiscito é legítima e democrática, prevista na nossa Constituição. “A mensagem da presidenta Dilma toca o cerne do maior problema que hoje aflige a política brasileira: o financiamento privado das campanhas eleitorais”.

Essa forma de financiamento, acrescentou o petista, “permite que o poder econômico exerça uma grande influência nas decisões políticas, que nem sempre coincidem com os anseios da população. Os cidadãos não estão se sentido representados e pedem por mais participação na política”.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) também reafirmou o compromisso em defesa do plebiscito. “Que a sociedade decida o que quer deste País, porque temos as pautas positivas já bastante conhecidas de todos. Queremos mais educação, mais saúde, mais infraestrutura”, disse.

Fonte: Site do PT

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *