s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Henrique Fontana defende votação logo de reforma política “efetiva”

26 de agosto de 2013

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) ocupou a Tribuna para sugerir ao Presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que coloque a reforma política na pauta de votação, na primeira quinzena de setembro.

“Nós sabemos que, há mais 15 anos, esse tema é debatido por nós . Muitas comissões e muitos grupos de trabalho foram constituídos, e há, efetivamente, além das pesquisas, um sentimento que vem do dia a dia, das conversas com as pessoas”, disse Fontana que relatou o texto recentemente em comissão especial da Câmara.

O deputado citou pesquisa em que  84% da população brasileira reivindica que o Parlamento vote uma reforma política já para alterar a eleição de 2014.  “É evidente que nós temos, como um dos grandes problemas da democracia brasileira, o abuso do poder econômico, com campanhas cada vez mais caras”, justificou o deputado.

Ele ilustrou que os gastos com as eleições evoluíram, em 8 anos, de 800 milhões de reais para 4,8 bilhões de reais. “Se esse sistema não for alterado, a tendência é que nós tenhamos eleições ainda mais caras em 2014”, alertou.

Ele lembrou ainda que existem muitas ações buscando garantir uma reforma política. “Digo aqui de forma respeitosa a todos aqueles que querem votar uma minirreforma que tenho uma posição crítica à ideia da minirreforma. Nós não precisamos de uma minirreforma. Nós precisamos de uma reforma efetiva”, defendeu.

“Não tenho nenhuma dúvida de que parte do processo de criminalização que a política está sofrendo — isso é muito grave para todos nós, democratas, que queremos uma política e uma democracia sólida e forte — nasce do processo de financiamento das eleições”, enfatizou Fontana .

Foto: Equipe PT na câmara

Fonte: Site do PT na Câmara

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *