s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Reforma Política

Notícias

Câmara: GT criará o Portal da Reforma Politica para ouvir população

18 de julho de 2013

O coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Política, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garantiu nesta quarta-feira (17) que até o final de agosto o GT deverá definir os temas que poderão fazer parte do relatório final do colegiado.

Segundo ele, apesar de não estarem previstas reuniões para o este mês de julho – quando o Congresso funcionará  apenas para debater a Lei de Diretrizes Orçamentaria (LDO) – o grupo vai trabalhar na criação do Portal da Reforma Política, para receber sugestões dos cidadãos.

Ele adiantou que o GT também deverá realizar até o final de agosto quatro audiências públicas. “Vamos chamar entidades da sociedade civil organizada, as centrais sindicais e representantes patronais, assim como os movimentos pela ética na política”, disse. Ainda em julho, o GT vai condensar todas as propostas de reforma no sistema político já debatidas na Câmara e enviar aos membros do colegiado.

O representante da bancada do PT no grupo, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), alertou os membros do colegiado para a necessidade de se atuar em sintonia com os anseios da população. “O que mais se ouve nas ruas é que há uma sensação de baixa representatividade da população pelo parlamento. É preciso resgatar o que diz o parágrafo 1º da Constituição, que diz que todo poder emana do povo”, afirmou. Segundo Berzoini, atualmente esse conceito é distorcido “pela influência que o poder econômico tem sobre o processo eleitoral e nas casas legislativas do País”. O deputado Berzoini sugeriu fixar um limite de gastos para as campanhas eleitorais.

Quanto às propostas que poderão ser aprovadas e fazer parte do relatório final do GT, o deputado Vaccarezza disse que “nenhuma deverá valer para as eleições de 2014”. “Até como forma de contribuir para a tranquilidade dos debates”, ponderou.

Agenda

As próximas datas de reunião do GT também foram acertadas. Nos dias 8 e 15 de agosto estão marcadas audiências públicas para debater o tema. As reuniões serão realizadas sempre às 9h, em local a definir.

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *