s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Inflação

Notícias

Presidente do BC rebate alarmistas e assegura que inflação está sob controle

08 de agosto de 2013

Originalmente publicado em PT na Câmara

Fonte: Portal do PT, em22 de maio de 2013.

Por Jonas Tolocka

Com essa afirmação, Tombini rebateu o terrorismo de certos setores da mídia, de alguns “analistas” e de especuladores de mercado, que tentam espalhar o pânico como forma de forçar o aumento da taxa de juros para favorecer rentistas e o grande capital.

A declaração do presidente do Banco Central ocorreu nesta terça-feira (21) durante a realização de audiência pública promovida no Congresso Nacional por várias comissões temáticas. O presidente do BC disse estar confiante no crescimento brasileiro e lembrou que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apurou crescimento de 1,05% no primeiro trimestre. Esse índice mostra que a atividade econômica está se expandindo à taxa esperada pelo governo, projetando crescimento anualizado ao redor de 4%.

De acordo com Tombini, no Brasil o principal suporte da atividade econômica tem sido e continuará sendo o mercado doméstico. “O consumo das famílias tem se mostrado robusto nos últimos anos e tende a continuar em crescimento, apoiado pela expansão moderada do crédito, geração de emprego, transferência de renda e pelos aumentos dos salários”. Tombini disse que o cenário econômico internacional é “complexo” e que os “os riscos para estabilidade financeira global ainda permanecem elevados” .

Para o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), a apresentação do presidente do BC “traz tranquilidade não só para os agentes financeiros, mas também para o cidadão comum”. Em sua opinião, as informações passadas por Tombini deixam claro que há “ um controle muito próximo da inflação e que ela não retornará”.

Os deputados Afonso Florense (PT-BA), Carlos Zarattini (PT-SP), Claudio Puty (PT-PA), Jorge Bittar (PT-RJ) e Ricardo Berzoini (PT-SP) também estiveram presentes na audiência pública.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *