s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Inflação

Notícias

PIB do Brasil mantém crescimento no 1º trimestre

07 de agosto de 2013

Fonte: Site do PT

Publicado em 29 maio de 2103.

O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no País – cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2012. Com isso, a economia brasileira totalizou R$ 1,11 trilhão no primeiro trimestre do ano. Na comparação com o período de janeiro a março de 2012, houve crescimento de 1,9%. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (29).

Comparativamente a outros países, o Brasil voltou a caminhar a um ritmo mais rápido do que o de alguns emergentes, como México e Rússia, nações que sofreram forte desaceleração. O PIB brasileiro alcançou o dos Estados Unidos (1,8%). É o que mostra levantamento feito pela Folha de S Paulo, destacado em na matéria “PIB do Brasil volta a crescer acima de México e Rússia”, publicada pelo site UOL (veja a matéria completa no link abaixo). A reportagem ainda ressalta do fato de em 2013, a melhora do desempenho brasileiro vai na contramão das maiores economias do mundo. Estados Unidos, China, Japão e União Europeia tiveram no primeiro trimestre um desempenho pior do que há um ano.

Pelo lado da produção, o crescimento do PIB foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Comparado com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 17%. Os serviços tiveram aumento de 0,5%. Já a indústria teve queda de 0,3%.

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, de 4,6%. O consumo das famílias cresceu 2,1%, enquanto o consumo do governo manteve-se estável. As exportações tiveram queda de 6,4%, enquanto que as importações subiram 6,3% no período.

Leia a íntegra da matéria PIB do Brasil volta a crescer acima de México e Rússia

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página

(PT no Senado)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *