s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Ministro da Fazenda afirma que inflação irá cair

Originalmente publicado em Agência Brasil

Fonte: Site do PT, em 26 de abril de 2013.

Depois de participar de uma reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou na noite de ontem (25) otimismo em relação à queda da inflação.



“A inflação vai cair no Brasil. Nós tivemos problemas, principalmente, com commodities. O problema veio de fora. Os preços se elevaram muito. Nós tivemos seca nos Estados Unidos, que elevou os preços dos grãos. Tivemos seca aqui no Brasil”, disse. “Este ano não está previsto seca, nem nos Estados Unidos, nem no Brasil. O preço das commodities já está caindo. No atacado, o preço dos alimentos já caiu. Portanto, estamos com a inflação descendente no

País”, ressaltou



O ministro também destacou o crescimento dos investimentos. “O investimento no ano passado foi fraco, este ano começou melhor. No trimestre de dezembro a fevereiro, os investimentos cresceram”. Para Mantega, o País está em um processo de recuperação econômica. “Na minha avaliação, estamos continuando uma recuperação econômica que começou no ano passado. Portanto, a cada mês, a cada trimestre, deveremos ter um crescimento um pouco maior do que o anterior”, disse. 



O ministro ressalvou, no entanto, que os efeitos da crise econômica internacional ainda afetam o Brasil. “Ainda sofremos problemas oriundos da crise internacional. Ainda temos problemas de exportação, algumas empresas não conseguem exportar. Temos dificuldade que estamos importando muitos produtos, que concorrem com os nossos produtos, diminuem o tamanho do nosso mercado”, declarou.



O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, considerou produtiva a reunião. Segundo ele, o ministro da Fazenda demonstrou abertura aos pleitos do setor e deverá receber os líderes empresariais em reuniões periódicas a cada 15 dias.



(Agência Brasil) –