s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura: Um ano do golpe e 365 direitos perdidos

 

O último ano no Brasil foi marcado pelo verbo perder. Perdemos a estabilidade garantida pela democracia. Os brasileiros se viram paralisados diante de uma avalanche de perdas de direitos. As possibilidades de diálogos da sociedade com o poder Executivo e com o Congresso foram perdidas e desde o dia 12 de maio de 2016, quando se instalou um governo que não foi eleito pelo voto, se inaugurou um período de perda de certezas e garantias.

O clima de instabilidade política, econômica e social, com profundos retrocessos na condução de políticas públicas e nos direitos constitucionais assegurados, levou a sociedade a uma posição de alerta. Assim surgiu a plataforma Alerta Social – Qual direito você perdeu hoje?, que tem realizado um trabalho sistemático de registro das perdas e ameaças de direitos. Infelizmente, o acervo acumulado é bastante volumoso e consistente, o que denota o profundo grau de mudanças.

Para marcar um ano do golpe, o Alerta Social elaborou uma publicação que traz a síntese desse triste ano. Uma cronologia dos últimos 12 meses, com 365 fatos e medidas que implicaram na perda de direitos dos brasileiros. A cada mês foi destacado uma política pública e como ela está sendo desmontada. Esse caminho dá a noção de como um projeto sem voto, de desenvolvimento excludente, com visão de Estado mínimo, com práticas autoritárias, de salvaguarda aos interesses do capital nacional e internacional se instala e ganha vigor no Brasil.

A publicação completa para download está disponível aqui. Confira!

 

Sobre o Alerta Social

O Alerta Social. Qual direito você perdeu hoje? é uma iniciativa de ativistas, pesquisadores, especialistas, gestores, cidadãos e cidadãs preocupados com a ruptura no ciclo democrático e o retrocesso nas políticas sociais que se concretizam desde a tomada do governo brasileiro, de forma ilegítima, no dia 12 de maio de 2016. É um espaço de luta e resistência contra o golpe, que atinge os mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras, mas afeta principalmente os mais pobres, mais vulneráveis à perda de direitos sociais.

Não é possível assistir à perda de direitos e ao golpe à democracia e ao povo brasileiro sem reação. A sociedade precisa estar alerta e denunciar cada ato desse desgoverno ilegítimo. Este canal foi criado para contribuir nesse processo.

Para continuar esse trabalho, o Alerta Social precisa do seu apoio. Clique aqui e contribua. Para receber os alertas no seu Whatsapp, inclua o número 61 99803.3811 nos contatos do seu celular. Em seguida, mande um whatsapp com seu nome, cidade e estado.