s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: O golpe também no Mercosul

23 de maio de 2017

Com a proximidade da votação do impeachment no Senado Federal, o governo interino vai mostrando ao mundo o seu caráter golpista.
Não satisfeitos com o golpe na democracia interna, José Serra e seus comandados tentam agora um golpe na eleição para a presidência do Mercosul.

O chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa fez acusações sobre a tentativa de compra de votos por parte de José Serra, que não quer Maduro como presidente do Mercosul.
A liderança do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence (PT-BA) protocolou nesta terça-feira um pedido para que Serra preste esclarecimentos pessoalmente.

O portal Carta Maior publicou um artigo onde avalia as consequências do golpe no Brasil. Segundo o portal, o golpe visa conter a democracia, destruir direitos dos trabalhaodres e alienar a soberania do país.

Em outra matéria, o mesmo portal faz uma releitura da Carta Testamento de Getúlio Vargas, afirmando que  “há muito em comum nas várias conjunturas em que as elites antidemocráticas brasileiras buscaram chegar ao poder rompendo a Constituição, de forma aberta ou velada, derrubando governantes populares, eleitos democraticamente pelo povo.”

As centrais sindicais mandaram recado a Temer: “trabalhadores não pagarão o pato”em ato nacional das centrais sindicais, que os trabalhadores não aceitarão ser prejudicados por retrocessos como os que vêm sendo sinalizados pelo governo interino de Michel Temer, que prevê uma série e ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários.

A mobilização reuniu cerca de 6 mil pessoas de diferentes cidades do estado, que fecharam os dois sentidos da Avenida Paulista por pelo menos duas horas para protestar.

Já a Presidenta eleita, Dilma Rousseff, enviou a tão esperada carta ao Senado Federal, onde deixa claro: “impeachment sem crime é golpe e eleição indireta”.
Dilma leu a carta em pronunciamento no Palácio da Alvorada. Você pode ver o pronunciamento aqui; ou, caso prefira,
ler a carta em sua íntegra, aqui.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), realiza nesta terça-feira (16) uma audiência pública para discutir a proposta do governo interino de limitar por vinte anos os gastos públicos, o que pode ferir de morte áreas como a Saúde e a Educação, e programas sociais inclusivos.
O próprio FMI rejeitou a proposta, você pode conferir a notícia completa no portal PT no Senado.

O portal Ópera Mundi publicou dois especiais que valem a leitura. O primeiro, sobre a história de jalil Muntaqim, ex-pantera negra preso há mais de 40 anos nos EUA.

Já o segundo trata de um programa secreto do FBI que coordenou a repressão política nos EUA. Segundo a reportagem, medidas clandestinas para combater grupos rebeldes, prisões e julgamentos ilegais, entre outras agressões são feitas pelo FBI.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *