s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Desconstruindo o golpismo

24 de março de 2015

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

 

1.  Petistas Apresentam provas à PGR para investigar Aécio Neves por esquema em Furnas

Parlamentares do PT de Minas Gerais protocolaram, nesta última quinta-feira (19), um pedido para que a Procuradoria Geral da República desarquive as investigações contra o senador e ex-governador mineiro, Aécio Neves.

A petição foi acompanhada de documentos cuja veracidade já foi reconhecida pela própria Polícia Federal, além da cópia da delação de Alberto Youssef, na operação Lava a Jato.

Confira o vídeo e a reportagem sobre o tema. Para entender as denúncias você pode ler o artigo da Carta Maior.

2. Aécio prepara ataque a democracia

Paulo Moreira Leite, em seu blog, relata o cinismo e o espírito golpista por trás da proposta de cassação do registro “dos partidos que receberem propina de empresas privadas”.

Vale a pena ler o artigo e pensar na questão fundamental do financiamento público de campanha como contraponto.

3.  Em Goiânia, Dilma defende diálogo entre os partidos

“A democracia foi conquistada com muito esforço por meio de prisões, exílios e mortes. Nós temos obrigação de respeitá-la. Temos o direito de manifestar e mas também temos o direto de sermos ouvidos. Por isso peço tolerância e diálogo”, declarou a Presidenta Dilma.

Em um momento de tanta polarização, saber a importância do diálogo é fundamental. Confira a matéria no site do PT.

4. Coletivo de Luta pela Água realizou ato pela água, no MASP, em São Paulo

Diante da blindagem da grande mídia ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no caso da crise hídrica (falta d’água), o Coletivo de Luta pela Água realizou um ato público na região da avenida Paulista em São Paulo.
 

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *