s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Cunha manobra um golpe

29 de maio de 2015

Destaque: Eduardo Cunha pratica manobra inconstitucional
 
Depois de ver derrotada, na última terça-feira (26), a sua proposta de financiamento de campanhas, Eduardo Cunha realizou uma manobra regimental para colocar novamente a matéria em votação. A bancada do PT não reconheceu como legítima a manobra. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou: “A grande lição é a de que, daqui para frente todas as votações têm que seguir o regimento 100%. Não podemos aceitar o uso do acordo político para atender a vontade desse, ou daquele”
 
Juristas já se colocaram contrários à ação do presidente da Câmara dos Deputados, afirmando ser inconstitucional votar duas vezes o mesmo tema. 
 
Outros temas importantes:
 
1) Leitor da ‘CartaCapital’ é hostilizado por defensores do impeachment
 
O comerciante relata que, enquanto aguardava a abertura das portas do avião para desembarcar, foi interpelado e agredido verbalmente por um desses homens pelo fato de estar carregando a “CartaCapital”. Segundo eles, a publicação seria “uma revista idiota e lida por idiotas”. Além disso, aos gritos, ele foi chamado de “bolivariano” e de membro “do Foro de São Paulo”. Saiba como foi.
 
2) Revoltados Online provocam e discutem com petistas na Câmara
 
Parlamentares petistas foram provocados e interrompidos durante coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados, na tarde de quinta-feira (28), por integrantes do movimento “Revoltados Online”. Veja o que aconteceu.
 
3) PSDB deixou o Brasil de joelhos diante do FMI e elevou taxa de juros a 45%, lembra Waldenor
 
Em duro pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (28), o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) lembrou a tragédia que foi a era do PSDB à frente do governo federal e criticou a postura dos parlamentares tucanos na atualidade.
 
4) Segunda audiência sobre aborto mantém impossibilidade de diálogo entre prós e contras
 
Valeu qualquer argumento para tentar convencer a audiência nesta quinta-feira (28), de que o aborto é o ápice da cultura da morte. Valeu chamar de “controle populacional intermediado pelo capitalismo internacional”. Valeu classificar de “modificação de valores da sociedade brasileira”. Valeu  definir como perversão dos direitos humanos. Valeu até parlamentar ligado a bancadas religiosas dando depoimentos emocionais.
 
5) CPI aprova requerimentos de Pimentel convocando 39 conselheiros do Carf
 
Sete requerimentos de autoria do senador José Pimentel (PT/CE) foram aprovados, nesta quarta-feira (27), pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado destinada a apurar denúncias de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) da Receita Federal. Também foram aprovados requerimentos da relatora da CPI do CARF, senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB/AM).
 
Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!
 
————————————————————–
 
Orientações e roteiro para o debate do Em Pauta Conjuntura
 
A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.
 
Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 
 
Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização e pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares.
 
Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.
 
Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *