s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Agressões no Congresso

11 de maio de 2015

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar.  

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização e pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

___________________________________________________________________________

1) “Mulher que bate como homem tem que apanhar como homem”, diz Fraga

A declaração do líder da Bancada da Bala, Alberto Fraga (DEM-DF), foi feita após a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) denunciar agressão sofrida por Roberto Freire (PPS-PE). Saiba como foram os episódios de agressão no Congresso.

2) Massacre a professores foi planejado, denuncia PM

O comando da Polícia Militar do Paraná culpou o secretário de Segurança do estado, Fernando Francischini (SD), pelo massacre a manifestantes ocorrido na semana passada, no centro de Curitiba (PR). Em carta divulgada nesta quarta-feira (6), o ex-comandante geral da PM-PR, Cesar Vinícius Kogut, repudia a atribuição “única e tão somente à PM” pela violência da ação. Entenda o jogo de empurra do governador tucano Beto Richa sobre o massacre ocorrido no Paraná.

3) Projeto prevê aumento de pena para violência doméstica

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto de lei que altera a pena mínima para o crime de lesão corporal em casos de violência doméstica. O texto prevê aumento de três para seis meses a pena mínima. A máxima é de três anos. Veja como o projeto pode ajudar a combater a violência doméstica.

4) Senado regulamenta direito do trabalhador doméstico

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (6), o projeto que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos, conhecido como PEC das Domésticas. O texto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. Entenda o que muda com a nova lei.

5) Câmara aprova MP 665 para ajustar sistema de benefícios e combater fraudes

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) o relatório do senador Paulo Rocha (PT-PA) à medida provisória (MP 665/14) que promove ajustes nas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao benefício para o pescador artesanal e combate fraudes na concessão destes benefícios. Os deputados deverão concluir nesta quinta-feira (7) a apreciação dos destaques ao texto. Depois, a MP segue para análise do Senado. Saiba o que muda com a aprovação da Medida Provisória.

6) Audiência na Câmara ouvirá jornalista que teve acesso à lista de correntistas do HSBC na Suiça

O deputado Toninho Wandscheer (PT-PR) participa nesta quinta-feira (7) de mais uma audiência pública sobre o caso das contas secretas criadas no Banco HSBC Suíça. O escândalo, que ficou conhecido como “SwissLeaks”, revelou nomes de proprietários, diretores, herdeiros e jornalistas de grandes veículos de comunicação da imprensa brasileira como Grupo Folha, UOL, Rede Bandeirantes e O Globo. Artistas famosos também aparecem na lista. Leia mais sobre a Swissleaks.

7) Comissão aprova MP do governo que beneficia indústria nacional

A Comissão Mista que analisou a medida provisória (MP 668/15) que altera as alíquotas da contribuição de PIS/Pasep- Importação e da COFINS-Importação aprovou nesta quarta-feira (6), por unanimidade, o relatório final dos trabalhos do colegiado. O texto, que segue agora para votação no plenário da Câmara, iguala as alíquotas desses tributos incidentes na importação de bens importados aos cobrados dos produtos nacionais para não causar prejuízo à indústria nacional. Veja como a Medida Provisória beneficiará a indústria nacional.

8) Professores comparam repressão tucana à da ditadura

Senadores, deputados, professores e demais convidados foram todos na mesma direção, na última quarta-feira (06), e condenaram com veemência a atitude violenta com que a Polícia Militar do Paraná reprimiu a manifestação ocorrida no último dia 29, no centro cívico de Curitiba, quando professores foram impedidos de acessar a Assembleia Legislativa para acompanhar a votação de um projeto de lei que muda o sistema de previdência da categoria. Leia todo o artigo.

9) Senadores criam frente superpartidária para deter avanço ultraconservador

As mudanças na legislação eleitoral em debate no Congresso foram o tema da reunião realizada nesta quarta-feira (6) entre representantes da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e um grupo de 13 senadores de diversos partidos. O objetivo do encontro foi buscar pontos de consenso entre as forças políticas do Senado para viabilizar a reforma política, barrando propostas de cunho conservador e que não só mantêm, como aprofundam a influência do poder econômico, em favor de projetos capazes de tornar as eleições mais transparente e menos permeáveis à corrupção. Saiba as funções da nova frente superpartidária.

10) Complexo de piscicultura no Acre será forte centro de exportação, diz Viana

As inaugurações do primeiro call center do região Amazônica e da última etapa de um dos mais modernos complexos de piscicultura do País foram destacadas pelo senador Jorge Viana (PT-AC), durante discurso ao plenário nesta quarta-feira (6). “São dois projetos nos quais o governador Tião Viana se empenhou pessoalmente”, destacou o parlamentar. Saiba o que o Acre ganha com isso.

11) Dados da FGV demonstram que número de empresas cresce no Brasil

De acordo com a instituição, quase 481 mil novas empresas foram cadastradas nos registros oficiais entre janeiro e março deste ano (2015) – aumento de 2,3% em relação ao primeiro trimestre anterior. Em relação a fevereiro, o número de empresas cresceu 28% e, comparando-se a março de 2014, o aumento foi de 22,3%. Leia a notícia completa.

12) Especial Carta Maior: Cristina, o legado da resistência

O Portal Carta Maior preparou um interessantíssimo Especial sobre Cristina Kirchner e seu legado na Argentina. Para ler você precisa fazer um pequeno cadastro, simples e rápido. Uma vez feito o cadastro, o especial está aqui.

13) Professores do PR querem responsabilizar Beto Richa por massacre

Causou grande comoção o depoimento do cinegrafista Luiz Claudio de Jesus que cobria o evento e, mesmo afastado dos demais manifestantes, identificado como jornalista e com uma câmera nos ombros, foi brutalmente atacado por pitbulls da PM. “Eu não fui lá protestar. Só estava trabalhando. Minha filha, que sonhava ser policial, diz agora que não quer trabalhar para jogar cães em cima das pessoas”, relatou ele. Veja a repercussão do massacre entre os professores.

14) A CIA e sua simpatia pela campanha contra Dilma

Sibá Machado falou da proximidade entre Aécio Neves e venezuelanos acusados de conspiração e de sua desconfiança do envolvimento da CIA no Brasil. Conheça as causas dessa desconfinça.

15) Guerra Contra Corrupção?

Dallagnol e seus aliados midiáticos querem nos impor uma lógica da guerra. Nos cabe desconstruí-la, desmascarar seus ‘comandantes’ e defender a Democracia. Leia o artigo completo.

16) Jandira Feghali acusa Roberto Freire de agressão. “Mulher que participa da política como homem, tem que apanhar como homem”, diz Alberto Fraga, do DEM

Saiba as medidas que a deputada Jandira tomará contra seus agressores e como isso repercutiu, clicando aqui.

17) Os impactos econômicos da terceirização

Ao reduzir os salários, a terceirização tem um impacto imediato sobre o consumo. Reduzir um componente importante da demanda total e esperar que o investimento privado se eleve de forma sustentada parece uma aposta arriscada. Entenda como o PL 4330 pode prejudicar nossa economia.

18) Lula na mira: Quando o alvo é bom de briga

As ditas grandes revistas brasileiras adoram uma capa do Lula. Vende e chama a atenção, mesmo quando o conteúdo não tem uma frase de veracidade, o que não é incomum a algumas destas publicações. Mentir e criar factoides se transformou numa espécie de fetiche macabro. Confira o artigo do portal Pragmatismo Político.

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *