s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: A oposição segue no golpismo

13 de julho de 2015

Em Pauta Conjuntura: A oposição segue no golpismo

Tema em destaque: A oposição segue no golpismo

O colunista Ricardo Melo denunciou em sua coluna na última segunda-feira (06/07) as diversas tentativas da oposição de derrubar o governo democraticamente eleito de Dilma Rousseff.

Ao mesmo tempo diversos movimentos tem reafirmado seu compromisso com a democracia por meio de um manifesto. Nele os movimentos reafirmam seu compromisso com a democracia e com os valores democráticos expressos na Constituição de 1988.

Luis Nassif, em seu blog, fez uma excelente análise sobre a crise política atual.

Outros temas:

1. Para Humberto Costa, ninguém deve concordar com o “método Cunha” de votação no Congresso.

Independentemente da posição que se tenha sobre a redução da maioridade penal, nenhum brasileiro pode concordar com o método utilizado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para trazer a proposta de volta à pauta, 24 horas depois de o projeto ter sido derrotado no plenário daquela casa.

Confira o artigo do PT no Senado.

2. Governo quer simplificar o sistema tributário

Para retomar o crescimento econômico no país, a presidenta Dilma Rousseff defende unificar a cobrança do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), que financiam a seguridade social e incidem sobre o faturamento das empresas.

Entenda a proposta.

3. Adesivos ridicularizando Dilma desrespeitam a todas as mulheres, diz Gleisi

O mais recente ataque sexista à presidenta da República Dilma Rousseff levou um grupo de homens e mulheres comprometidos com o fim da violência de gênero a criar o movimento “É Pela Dignidade Feminina”, que pretende reunir denúncias e cobrar providências contra as agressões cotidianas praticadas contra as mulheres no Brasil. Veja como será a iniciativa.

4. #SomosTodosMaju – Racismo e ódio na Internet devem ser combatidos e punidos, afirmam petistas

Diante das ofensas racistas sofridas pela jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju Coutinho, que apresenta o boletim do tempo no Jornal Nacional, parlamentares do PT criticaram a propagação de conteúdos com mensagens de ódio e defenderam a punição de tais práticas, que podem configurar diversos tipos de crimes. Confira a declaração do  presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

5. Petrobrás confirma: P-75 e P-77 serão construídas em Rio Grande; Marroni comemora conquista

Após meses de intensa negociação, a Petrobras e o consórcio QGI chegaram a um acordo e confirmaram a construção das plataformas P-75 e P-77 no município de Rio Grande, extremo sul do Rio Grande do Sul. O sinal verde foi dado na tarde de quinta-feira (2), durante reunião realizada no Rio de Janeiro, entre representantes do município e da estatal. Entenda a importância das plataformas para a Petrobras e para o Brasil.

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!

Orientações e roteiro para o debate do Em Pauta Conjuntura

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar.  

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!
 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *