s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: a contra-reforma da direita

03 de junho de 2015

Em Pauta Conjuntura: A contra-reforma da direita
 
Tema em Destaque:
 
A proposta de financiamento privado aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados é restrita no resto do mundo, onde a tendência tem sido reduzir cada vez mais a influência de empresas na democracia. Segundo o presidente do PT, Rui Falcão, o partido segue na luta contra esta forma de financiamento.
 
Em excelente artigo publicado no Brasil Debate, Juliane Furno comenta a contra-reforma proposta pela direita conservadora e como ela vai em sentido oposto à reforma pedida pelos movimentos sociais. Vale a leitura!
 
Outros Temas:
 
1) Médicos simulavam cirurgia cardíaca sem necessidade para desviar recursos do SUS
 
 
2) Professores em greve se reúnem com secretário de Educação de São Paulo
 
Professores da rede estadual de Educação de São Paulo, em greve, se reuniram na manhã de hoje (1º) com o secretário de Educação Herman Voorwald. A reunião ocorreu após protesto organizado pelos grevistas, na porta da secretaria, para pressionar pela negociação com o governo. No protesto, alguns professores chegaram a se acorrentar aos portões na entrada do prédio, na Praça da República.
 
3) SP: Greve dos professores completa 83 dias e ultrapassa a maior da história
 
Sem perspectiva de propostas do governador Geraldo Alckmin, greve dos professores do estado completa 83 dias nesta quarta.
 
4) Redução da maioridade é investida contra os direitos humanos, diz Fátima Bezerra
 
Reduzir a proposta da redução da maioridade penal a uma retaliação contra o governo petista é apequenar a discussão e pautar o problema por um sentimento de vingança. A análise da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) é uma resposta ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, nesse final de semana, anunciou a aceleração da votação em plenário da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 171/1993) que fixa uma nova maioridade no País.
 
5) Novo recorde no pré-sal: 715 mil barris/dia
 
Um dos sinais mais vigorosos da força da Petrobras, a produção de petróleo na camada de pré-sal chegou a 715 mil barris diários no mês de abril, segundo divulgou nesta segunda (1º) a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
6) Petrobras capta US$ 2,5 bi em bônus e Florence destaca sucesso da estatal no retorno ao mercado
 
A Petrobras voltou a mercado de capital na segunda-feira (1º), com a emissão de US$ 2,5 bilhões em um raro título de cem anos (century bonds), ou seja, o vencimento da dívida lançada ontem pela estatal será apenas em 2115. O título foi vendido com desconto, a 81,07% do valor de face e cupom de 6,85% ao ano.
 
A emissão dos “century bonds” e a grande demanda pelos títulos foram comemoradas pelo deputado Afonso Florence (PT-BA), vice-líder do PT e coordenador da bancada na CPI Petrobras. “É uma captação expressiva que consolida o ciclo de reversão do quadro desfavorável que a estatal enfrentou nos últimos meses, com a deflagração da Operação Lava Jato”, afirmou Florence.
 
Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura
 
—————————————————————
 
Orientações e roteiro para o debate do Em Pauta Conjuntura

 

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar.  

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização e pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *