s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura: 30 anos de Democracia

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

 

 

1. PT vai ao CNJ contra Gilmar Mendes pelo Financiamento Público

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ingressou na última quarta-feira com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

O regimento interno do STF permite que os ministros peçam vistas dos processos para estudar melhor e poderem se poscionar a respeito de determinado tema. Acontece que o prazo para isso é de 30 dias. Gilmar Mendes trava um processo cujo resultado já é conhecido (já que já houve maioria no julgamento, independente do voto do ministro) há quase um ano.

Leia a matéria do Jornal 247.

2. Democracia, 30 anos: Lula defende Reforma Política e democratização da mídia para o país avançar mais

A BBC consultou diversas lideranças da sociedade para destacarem os principais avanços do Brasil durante os 30 anos de democracia.

O Presidente Lula foi um dos consultados e destacou a importância da reforma política e da democratização dos meios de comunicação como forma de avançar ainda mais.

Vale a leitura do artigo.

3. Senadores Petistas querem o fim das doações de empresas a partidos e candidaturas

Na última terça-feira o Senado começou a debater o PLS 268/11, que institui o financiamento exclusivamente público.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destaca: “Qualquer reforma que deixe de tocar no modelo de financiamento a partidos e campanhas eleitorais está fadada ao fracasso, pois não vai mudar a essência do que está aí”.

Confira a posição do PT no Senado.

 

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!