s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Conjuntura: Tudo sobre a Operação Zelotes

14 de maio de 2015

A Operação Zelotes segue convenientemente ignorada pela mídia

Na última quarta-feira (13) houve uma audiência pública para ouvir o Procurador da República Frederico Paiva, responsável pela operação Zelotes – que investiga um gigantesco esquema de sonegação fiscal – e os deputados do PT que participaram foram unânimes: “esse Conselho é um mal para o País. Ou ele tem que ser reformulado totalmente ou ser substituído por outra esfera de julgamento diferente da que existe hoje”.

O mesmo procurador afirmou na subcomissão da Câmara dos Deputados que o Ministério Público Federal (MPF) não conseguirá reunir provas suficientes para anular cerca de 74 julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Segundo Frederico Paiva, apenas 10% dos casos irregulares serão alcançados. Cerca de R$19 bilhões foram movimentados pelos casos investigados.

Você pode entender melhor o que é a Operação Zelotes a partir do detalhamento feito pelo procurador, no portal Brasil 247.

______

Outras notícias do dia

1. Contas da campanha de Dilma estão 100% na legalidade, diz Edinho

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, garantiu, nesta quarta-feira (13), que as contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição estão dentro da legalidade.

2. Governo resgatou 50 mil trabalhadores em situação de escravidão

O governo federal, juntamente com entidades da sociedade civil e do judiciário, resgatou mais de 10 mil trabalhadores em situações análogas ao trabalho escravo, entre 2011 e 2015. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira (13), durante evento em memória aos 127 anos de abolição da escravidão no Brasil.

3. MP 664: Texto aprovado garante direitos dos trabalhadores e aprimora a concessão de benefícios

Com o objetivo de garantir a cobertura universal pela Previdência Social e garantir também a capacidade de investimento do Estado brasileiro o plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (13), o texto principal do relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) à MP 664/14. A medida, que altera as regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte, faz parte das propostas do governo para aprimorar a concessão dos benefícios e combater as fraudes na concessão dos referidos benefícios.

4. PT quer unificar agenda de movimentos pela reforma política

O PT se reuniu novamente nesta quarta-feira (13) com representantes da Coalizão Democrática que fazem parte do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, para unificar a pauta e a agenda de organização contra o relatório da Comissão da Reforma Política em discussão na Câmara.

5. Ministros destacam no Congresso Nacional ações de combate à escassez de água

Os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, das Cidades, Gilberto Kassab, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Gallo, afirmaram nesta quarta-feira (13) que o governo federal e a agência têm realizado diversas ações para viabilizar a oferta de água e esgotamento sanitário no País. Também foram destacados iniciativas para combater os efeitos da falta de chuva nos reservatórios de várias regiões.

6. Gleisi pede apuração de supostos abusos da polícia do Paraná a estudantes

As denúncias de abusos cometidos por policiais militares do Paraná a estudantes serão averiguadas pelos membros da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. Nesta quarta-feira (13), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu o acompanhamento do caso aos integrantes do colegiado, que acataram o pedido da petista.

7. Até o FMI reconhece “resultados históricos” das políticas de inclusão social do PT

O reconhecimento ao êxito das políticas de inclusão dos últimos doze anos está em um artigo do documento do FMI que aborda a atual conjuntura da economia brasileira e a influência das políticas de inclusão social brasileira a partir dos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. O FMI ressalta em sua análise o “baixo custo” dos programas de benefícios sobre condicionalidade (só recebe, quem cumpre as obrigações estabelecidas), dizendo que eles vão muito além da mera distribuição de renda. “Este programa”, diz o texto, referindo-se ao Bolsa Família, “promove a qualificação e integração no mercado de trabalho, além de melhor o acesso a serviços públicos”.

8. PT reivindicará mandato de Marta Suplicy na Justiça Eleitoral

O Diretório Estadual do PT em São Paulo definiu, em reunião realizada na última segunda-feira (12), que reivindicará na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy (SP), que anunciou sua desfiliação do partido no fim do mês passado. A nota completa você lê aqui.

——————————————————————————

Orientações e roteiro para o debate do Em Pauta Conjuntura

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *