s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Combate ao Racismo

Notícias

Conheça a pesquisa “Discriminação racial”, de 2003

19 de outubro de 2012

Fonte: Site da Fundação Perseu Abramo

Publicado em 19/11/2010

Data de Campo: 15/set a 06/out 2003

A pesquisa “Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil” tem como objetivo:

  • Investigar a percepção do preconceito de cor e práticas discriminatórias, em busca de novos subsídios para políticas públicas e intervenções do movimento social.
  • Traçar um estudo comparativo sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no Brasil e na Alemanha, a partir de dados da Fundação Rosa Luxemburgo.
  • Conhecer as opiniões sobre políticas públicas compensatórias para as populações discriminadas (políticas de cotas e outras);
  • Investigar as diferenças e identidades de opinião em relação ao preconceito de cor e ao reconhecimento do problema da discriminação racial no país; a freqüência com experiências discriminatórias e a consciência de seus direitos.
  • Contribuir para a reflexão e subsidiar a ação de agentes sociais envolvidos com o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania das populações racialmente discriminadas, e para a definição de políticas públicas, seja via Estado, sociedade civil ou através da academia.

No momento estão disponíveis os resultados sobre Evolução do preconceito racial no Brasil e Cotas e ações afirmativas. Em breve estarão disponíveis também outros resultados sobre discriminação institucional, racismo/xenofobia e arquivos para download.

Mais:

Clique aqui para continuar lendo sobre a pesquisa no Site da Fundação Perseu Abramo.

Clique aqui para fazer o download dos resultados da pesquisa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *