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Bolsa Família: beneficiários têm atendimento aos finais de semana e feriados

Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, durante o período de pagamento do Bolsa Família, para esclarecer dúvidas e prestar informações.

Nos meses de novembro e dezembro, durante o período de pagamento do Bolsa Família, a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) irá funcionar em feriados e nos finais de semana para atender aos beneficiários. Nos dias 15, 16, 17, 23 e 24 de novembro, e 14, 15, 21 e 22 de dezembro, o telefone 0800 707 2003 atenderá das 10h às 16h, para informações e esclarecimento de dúvidas sobre o programa. Nos dias úteis – de segunda a sexta-feira, o horário de atendimento permanece o mesmo: das 7h às 19h.

A medida de estender o funcionamento da Central aos finais de semana e feriados, adotada desde junho, permite uma comunicação ágil e direta do cidadão e dos gestores do programa com o ministério durante os períodos de pagamento do Bolsa Família. A liberação do benefício para as 13,8 milhões de famílias atendidas é feita nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada, conforme o Número de Identificação Social (NIS). Assim, se o beneficiário precisar esclarecer dúvidas ou pedir informações, pode contar com um canal direto de atendimento mesmo nos finais de semana e feriados.

De acordo com o coordenador-geral da Central de Relacionamento do MDS, José Augusto Mello Athayde, a maior demanda ocorre justamente no período de pagamento do Bolsa Família, e 95% das pessoas que ligam para o 0800 são beneficiários do programa. “Hoje, o nosso maior atendimento é sobre o Bolsa Família. Recebemos demandas de gestores e técnicos municipais para resolver problemas de beneficiários, e também dos próprios beneficiários, querendo saber sobre os saques de benefício ou verificar sua situação cadastral”, afirma.

O superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa Econômica Federal, Ivan Domingues, 85% dos beneficiários do Bolsa Família sacam o recurso imediatamente após a liberação, conforme o calendário. “É compreensível, pois esse recurso é de subsistência e vem para atender as necessidades básicas de alimentação”, explica.

A Central de Relacionamento é um canal de comunicação direta do ministério com o cidadão e os gestores municipais e estaduais. Ela esclarece dúvidas e presta informações sobre os programas, benefícios e políticas do MDS por telefone, e-mail, formulário eletrônico, carta e fax. O atendimento humanizado é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados durante o período de pagamento. Porém, o atendimento eletrônico funciona 24 horas. Com o número do Número de Identificação Social (NIS), a pessoa pode verificar, em qualquer horário, a data do saque do benefício e informações sobre como se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

SERVIÇO
Central de Relacionamento do MDS
Telefone: 0800 707 2003
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Plantão: sábados, domingos e feriados, durante o período de pagamento do Bolsa Família, das 10h às 16h.

Outros canais de comunicação:

  Formulário eletrônico: http://www.mds.gov.br/form_fale_conosco
  E-mail: bolsa.familia@mds.gov.br
  Carta:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 9º andar, Sala 948
CEP 70.046-900 – Brasília/DF – A/c Central de Relacionamento do MDS

Atendimento pessoal: Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 9º andar – Sala 948 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Fonte: Site do PT