s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: A Questão Indígena no Brasil

Notícias

PT elege candidatos de origem indígena em Roraima

01 de abril de 2013

Destaque para os prefeitos petistas eleitos nos municípios de Alto Alegre e Uiramutã, ambos indígenas.

Entre os meses de setembro e outubro deste ano, por ocasião das eleições municipais, a senadora Ângela Portela (PT-RR) percorreu quase sete mil quilômetros, entre Boa Vista, a capital de Roraima, e visitou dez dos 15 municípios existentes no estado, reforçando a campanha dos candidatos petistas e dando apoio aos partidos da base aliada do Governo Federal.

Para a senadora, o partido avançou muito neste processo eleitoral, ao dobrar o número de prefeituras espalhadas pelo estado de Roraima. “Nós, que somos oposição ao governo do estado, saímos deste processo eleitoral muito fortalecidos. Elegemos nossos candidatos em sete dos 15 municípios roraimenses e agora temos uma representação mais forte no cenário político local, especialmente, nos maiores colégios eleitorais”, afirmou.

Durante o período eleitoral, a senadora assumiu o desafio de fazer militância política sem faltar às sessões ordinárias realizadas pelo Senado Federal, no chamado esforço concentrado, que aprovou diversos projetos de lei, Medidas Provisórias e indicações de autoridades para cargos da administração federal.

Dentre as 635 prefeituras que serão administradas por prefeitos petistas por todo Brasil, estão Alto Alegre, terceiro maior colégio eleitoral do estado, onde José de Arimateia da Silva Viana foi eleito com 73,89% dos votos, e Uiramutã, onde Eliésio Cavalcante de Lima obteve 52% dos votos. Vale ressaltar que o município de Uiramutã já está na sua quarta administração petista consecutiva. A eleição dos dois é um fato inédito protagonizado pelo Partido dos Trabalhadores. Ambos são indígenas, do povo macuxi – que habitam a região das Guianas, entre as cabeceiras dos rios Branco e Rupununi, território atualmente partilhado entre o Brasil e a Guiana.

Nos municípios de Normandia e Baliza, o PT foi reconhecido pelo voto popular como importante alternativa, com mais de 30% dos votos válidos. Em Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral de Roraima, o PT saiu vitorioso, elegendo o candidato Adilson do Asa, do PP, fazendo um vereador com o maior numero de votos: 311.

O Partido dos Trabalhadores ainda elegeu sete de seus candidatos para atuarem nos parlamentos de Alto Alegre, Amajari, Uiramutã, Caroebe, Mucajaí e Rorainópolis. Juntos, estes vereadores obtiveram 1.989 votos. São seis homens e uma mulher, Secilita, também índia, pertencente ao povo Ingaricó.

Fonte: Site do PT

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *