s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: A Questão Indígena no Brasil

Notícias

Conhecimento sobre os povos indígenas no Brasil

03 de abril de 2013

A população brasileira é bastante desinformada acerca dos povos indígenas que habitam o Brasil. Quase dois terços (61%) não soube responder quantos povos indígenas existem no Brasil hoje, 12% disseram que há menos de 10 povos indígenas no Brasil, 13% disse ter mais de 10 a 50 povos indígenas e outros 12% mais de 50 povos.

 As maiores taxas de desinformação sobre esta questão se encontram nas regiões Sul e Norte (82% e 73%, na ordem) e nas cidades de pequeno porte (68%). Os que chegaram mais próximos ao mencionarem números mais elevados são os moradores da região nordeste (20% indicou mais de 50 povos).

Outra evidência da falta de informação da população brasileira sobre os povos indígenas diz respeito à percepção de que a população indígena no Brasil está diminuindo, o que não é verdade. Apenas um em cada 4 entrevistados está atento para o crescimento da população indígena (26%). Os moradores da região Norte são os que mais percebem o aumento da população indígena (59%), os que residem em cidades pequenas (38%), além dos próprios indígenas (41%). Já a percepção mais equivocada sobre o crescimento da população indígena ocorre na região Sudeste e nas áreas metropolitanas, onde 71% acredita estar diminuindo.

 Cerca de um terço dos entrevistados (33%) tem uma noção real do tamanho da população indígena que vive no Brasil hoje, e apontam para um número aproximado entre 700 mil e 1 milhão de indígenas; 4 em cada 10 subestimam o tamanho desta população indicando números inferiores a 300 mil e 19% superestimam citando números em torno de 2 a 3 milhões (14%) ou acima 5 milhões (95%).

 Os entrevistados da região Norte (57%) e também os da região Sul (41%) são os mais conscientes sobre o tamanho da população indígena no Brasil hoje e os da região Sudeste e os moradores das regiões metropolitanas são os que menos percebem esta população (metade disse ter menos de 300 mil).

Faça o download do capítulo 7.

Fonte: Portal FPA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *