s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Capítulo 4- Percepção de preconceito contra indígenas no Brasil

Embora pouco declarado, a existência de preconceito no Brasil contra os indígenas é amplamente reconhecido – 80% afirmam que ele existe e 44% considera que existe muito. Somente 13% da população brasileira acredita que não existe preconceito contra os indígenas no Brasil. Na região Sul, a percepção do preconceito chega a 85%. Porém quando questionados quanto ao próprio preconceito, é quase unânime sua negação (96% afirmam não ter preconceito em relação a nenhum grupo étnico).

Segundo a opinião da população brasileira, os brancos são os mais preconceituosos em relação aos indígenas (79%, sendo que 45% acham que os brancos tem muito preconceito em relação aos índios). A relação contrária, ou seja, a percepção do preconceito dos indígenas em relação aos brancos é de 65%. A percepção da relação entre indígenas e negros parece um pouco mais amigável: pouco mais de um terço (37%) acredita que não existe preconceito entre eles, 49% consideram que os negros tem preconceito em relação aos indígenas, porém, diferentemente dos brancos, predomina pouco preconceito (32%) e 37% acham que os indígenas têm preconceito contra os negros, também com predominância de pouco preconceito (23%).

O preconceito dos brancos em relação aos indígenas é mais percebido nas grandes cidades (86%), enquanto o dos indígenas em relação aos brancos sobressai entre os moradores das regiões Norte e Sul (74% e 76%, respectivamente). Também é na região Sul que mais se nota o preconceito dos negros em relação aos indígenas (62%), assim como nos municípios das regiões metropolitanas (50%). O preconceito dos indígenas em relação aos negros é também maior na região Sul (56%).

Faça o download do capítulo 4.



















Fonte: Portal FPA